Faixa colocada em frente de um salão de beleza no Ahú chama a atenção para um novo tratamento capilar, a máscara de açúcar. "Sem química, sem formol, seu cabelo hidratado e liso por meses", diz a faixa. Duas mulheres de idade já avançada observavam o anúncio do ponto de ônibus em frente. Entenda a dúvida de uma delas, não sanada pela companheira: será que a máscara pode ser utilizada por pessoas que sofrem de diabete?

CARREGANDO :)

Se falar ao celular no trânsito é passível de multa e perda de pontos na carteira de motorista, porque representa perigo de acidente, o que dizer quando quem fala ao celular é o motorista de um ônibus. Outro dia, o condutor de um ônibus convencionar subia a Barão do Cerro Azul – engarrafada, reconheça-se – falando animadamente com seu interlocutor. Não provocou nenhuma situação de risco, mas se é proibido...

... Outra irregularidade no trânsito, essa ainda mais perigosa, é a circulação de bicicletas pelas canaletas de ônibus. Quem passa bem cedo pela Avenida Afonso Camargo fica de cabelo em pé com o risco de atropelar um dos tantos ciclistas ao fazer o retorno para acessar a Rodoferroviária. Aliás, seguidamente, a imprensa se obriga a noticiar um acidente desse tipo nessa e nas demais canaletas de Curitiba.

Publicidade

Relatos de vários navios que passavam pelo litoral sul do Brasil em novembro de 1923, coletados por meteorologistas norte-americanos e só agora divulgados, descrevem situações que fazem crer que o "Catarina" não tenha sido o primeiro grande ciclone (ou furacão) a atingir a costa brasileira. Dados como velocidade e direção dos ventos, pressão atmosférica e níveis de precipitação são, de acordo com o meteorologista Eugênio Hackbarth, da Metsul Meteorologia (RS), semelhantes e até mais intensos que os números do "Catarina".

Jovem curitibana que atualmente mora na Europa é mais um caso de experiência desagradável com próteses de silicone nos seios. A mesma prótese que garantiu maior auto-estima em determinada fase da vida provocou a obstrução do canal lácteo agora, quando tentava amamentar um filho. É de se pensar nas conseqüências.

Curitiba ainda guarda, sem pudores, muita coisa de cidade interiorana. Estabelecimentos da região central, como uma loja de produtos elétricos na Galeria Minerva e uma de tecidos e roupas de cama nas proximidades da Praça Osório, não hesitam em fechar para o almoço. Certamente as dificuldades de contratação de pessoal estão entre as razões dos proprietários.

Pessoas com algum tipo de deficiência interessadas em ingressar no mercado de trabalho têm neste domingo, das 10 às 15 horas, no salão de atos do Parque Barigüi, em Curitiba, uma boa oportunidade. A Operativa Gestão de Pessoas, com apoio da Renault, realiza "O Dia do Currículo para Pessoas com Deficiência", que vai cadastrar o currículo de quem está à procura de um trabalho e encaminhar às empresas que oferecem vagas.

*** O otorrinolaringologista André Ataíde, do Hospital de Iguaçu, é um dos especialistas convidados para ministrar curso prático de microcirurgia de ouvido, base de crânio e implante coclear, nos dias 25 de junho a 2 de julho, em Zurique, na Suíça.

Publicidade

*** Alunos da Escola de Educação Especial do Pequeno Cotolengo passarão na próxima segunda-feira um dia diferente. Eles participam de um acantonamento no Parque de Manutenção do Exército, no Bacacheri, e terão uma experiência do dia-a-dia dos soldados.

*** A Fundação Logosófica de Curitiba (Rua Almirante Gonçalves, 2.081 – Rebouças) realiza domingo, às 10 horas, a última reunião do semestre, abordando o tema "A Lei do Tempo". Informações: (41) 3332-2814.

*** "Precisamos transformar o cidadão em leitor. Transformar o leitor em cidadão, a literatura não consegue." (Silviano Santiago)