Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Notas e curiosidades

Desde o último dia 17, cerca de 50 mil pessoas já passaram pela Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Santuário que fica no Alto da Glória, em Curitiba. Hoje, com saída do santuário às 18 horas, é a vez da Procissão Luminosa pelas ruas da capital. Ontem, o destaque ficou para o terço rezado em vários idiomas, como espanhol, alemão, inglês e francês. A festa continua; afinal, são 11 dias de programação religiosa, social e cultural.

Jovem curitibano (como os brasileiros em geral) enfrenta sérios problemas em concursos e vestibulares porque lê muito pouco e não consegue fazer uma boa redação. Mas em Curitiba não tem desculpa para não ler, porque existem várias opções na cidade. Além das bibliotecas escolares, o jovem conta com a opção da Biblioteca Pública do Paraná e dos Faróis do Saber, esses com a vantagem de estar presentes nos bairros. E agora a PUCPR tomou uma iniciativa que deveria ser aproveitada: abriu sua excelente biblioteca aos domingos, para alunos e comunidade.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) confirma estudos para a instalação de sanitários na Praça Tiradentes, diante da pressão de vários setores. O cheiro de urina pela manhã realmente é insuportável, nas árvores, nas paredes de bancas de revistas, nos pontos de táxi e onde mais seja possível encostar para o xixi. Mas o pior de todos os locais continua sendo a travessa que fica nos fundos da Catedral Basílica. A revitalização da área tem de incluir o fechamento daquela passagem.

Dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano, celebra na Catedral Basílica, às 19 h de terça-feira, dia 26, missa em honra a São Josemaría, lembrando o dia do fundador do Opus Dei. Neste ano também se comemoram os 50 anos de trabalho apostólico do Opus Dei no Brasil. Em agradecimento a esta prelazia da Igreja, amigos do Opus Dei criaram o site Opus Alegria (www.opusalegria.com.br), que publica testemunhos sobre a vida na obra e sobre as atividades que promove, além de divulgar artigos, notícias e informações relacionados ao tema.

A China vai testar uma nova arma no combate aos poluidores ilegais, os humanos treinados para farejar gases poluidores. O jornal China Daily informou que a cidade de Guangzhou, no sul da China, usará "narizes profissionais", semelhantes aos usados na indústria de perfumes, para detectar emissões de fábricas que estejam fora da lei. Os novos "farejadores humanos" foram treinados por especialistas em meio ambiente. Um dos profissionais conta que o trabalho é bastante desagradável, e o treinamento, em um sala fechada, pior ainda.

Nem o futebol escapa da desvalorização do dólar. O 15 de Novembro de Campo Bom, no Vale dos Sinos, terá que abandonar o Campeonato Gaúcho porque não tem dinheiro. A crise no setor calçadista, principal atividade econômica da região, empobreceu torcedores e patrocinadores. O time vinha sendo a sensação do interior gaúcho, tendo chegado recentemente às fases finais da Copa do Brasil. Soraya Simon, vice-presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), recebe no dia 27 de junho o Prêmio Ecologia e Ambientalismo, oferecido pela Câmera Municipal de Curitiba. O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na proteção aos animais abandonados e maltratados.

* Ex-alunos e ex-professores das escolas Meu Cantinho/Precisão estão se reunindo para formar uma associação. A primeira reunião vai ocorrer na quarta-feira, dia 27, às 18h30, na sede do Sinepe (Rua Guararapes, 2.028, Vila Isabel).

* Hoje, das 10h30 às 11h30, pesquisadores da UFPR aproveitam a Feirinha do Largo da Ordem para falar da araucária e do pinhão. Quem quiser conhecer detalhes sobre a árvore-símbolo do Paraná é convidado.

* "O riso exige uma anestesia momentânea do coração, e não tem maior inimigo do que as emoções." (Henry Bergson)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.