• Carregando...

A calçada em frente do prédio da Receita Estadual, na Rua Lourenço Pinto, esconde uma armadilha para os pedestres. Uma das grades de ferro que cobre a canaleta de água está torta. Na última quinta-feira, um idoso tropeçou em uma das pontas e só parou dois metros depois. Só não caiu porque outros pedestres o socorreram a tempo.

Muita gente costuma dizer que o Brasil tem datas comemorativas demais. Dia do Folclore, Dia do Saci (criação do ex-presidente da Câmara Federal, Aldo Rebelo), Dia do Bolonista e do Bochófilo (sim, em Curitiba isso existe, graças à Lei Municipal 10.794/2003; é o 29 de outubro). Mas esse não é um privilégio local. Nos Estados Unidos, por exemplo, a associação Pet Sitters International propôs o 22 de junho – sexta-feira passada – como o Dia de Levar seu Cachorro para o Trabalho. A idéia é que os felizes proprietários de totós pudessem se sentir autorizados a levá-los para conhecer o ambiente de trabalho dos donos.

É pouco? Não é oficial? Pois então pense no dia de hoje, 25 de junho. Nos EUA, trata-se do Dia Nacional do Bagre. Graças ao ex-presidente Ronald Reagan, que em 1987 assinou uma proclamação nesse sentido, em reconhecimento ao valor dos bagres criados em cativeiro pela indústria alimentícia americana. "Eu conclamo o povo dos Estados Unidos a observar esse dia com cerimônias e atividades apropriadas", diz o documento.

Há um problema na tão falada liderança brasileira nos biocombustíveis. O país realmente tem um programa sem igual na área de álcool combustível (etanol, como se diz hoje em dia), gerado nos anos 70 nos gabinetes militares e ressuscitados pela tecnologia flex. Mas o biodiesel anda em baixa. Embora o governo pretenda adiantar as etapas de obrigatoriedade de 2% e 5% para o biodiesel, o programa parece bem atrasadinho. Não é por culpa da indústria automobilística – que, admitamos, costuma colocar muitos empecilhos em mudanças que exijam esforço de engenharia. A Renault francesa, por exemplo, acaba de colocar no mercado europeu carros de passeio preparados para rodar com 85% de biodiesel.

Pela primeira vez o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, será palco de uma competição esportiva. A organização da 1.ª Meia-Maratona das Cataratas, que ocorre em 8 de julho, está preparando um grande esquema de logística para garantir a segurança dos competidores, e também da natureza. Tanto que a competição vai entrar na onda do "carbono zero": quinhentas mudas nativas serão doadas ao Parque Nacional para neutralizar a emissão de carbono durante a competição.

Para quem pensa que as iniciativas antitabagistas são coisa moderna, um lembrete. Fumar dentro dos ônibus é proibido em Curitiba desde julho de 1952.

O Prêmio Professores do Brasil vai distinguir aqueles que conseguiram despertar nos alunos o gosto pela leitura, escrita, ciência, literatura, matemática, geografia e artes. O regulamento está no site da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação: O regulamento do prêmio está na página http://www.mec.gov.br/seb.

* Estão abertas até o dia 2 de julho as inscrições para a sétima edição do Prêmio Itaú-Unicef, que neste ano traz como tema "Todos pela Educação". Podem participar ONGs que desenvolvam projetos socioeducativos com crianças e adolescentes, em parceria com escolas públicas. Inscrições pelo site www.fundacaoitausocial.org.br.

* Os laboratórios Frischmann Aisengart e Curitiba Santa Casa estão com pontos de coleta para a Campanha do Agasalho 2007. As doações podem ser entregues até 13 de julho.

* "O medo do perigo é mil vezes pior do que o perigo real."(Daniel Defoe, escritor inglês, 1660-1731)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]