As rotatórias como solução para o trânsito, implantadas em vários pontos de Curitiba, realmente melhoram o fluxo de veículos e reduzem o número de acidentes nos cruzamentos. Mão são terrivelmente cruéis para com os pedestres. Embora existam faixas pintadas em todas as vias que chegam ao círculo, é quase impossível atravessar, porque os motoristas sabem que, se entrarem antes que o "inimigo", terão preferência. Assim, ao pedestre cabe esperar pacientemente ou arriscar-se numa corrida até o outro lado da rua.

CARREGANDO :)

Algo comum na Europa, um violonista clássico mostrava outro dia sua arte no calçadão da XV de Novembro, em Curitiba. O calçadão, aliás, é palco de todo tipo de artistas, de pintores a estátuas vivas, de cantores a instrumentistas. E o espaço tem se mostrado democrático. Ontem, porém, um casal de deficientes visuais tocava e cantava músicas sertanejas, como sempre faz, na esquina da XV com a Monsenhor Celso, e um pregador evangélico cismou de estacionar bem ao lado, anunciando suas orações com um potente alto-falante. Concorrência desleal.

Vendedor de caldo de cana que tem sua banca nas proximidades da prefeitura de Curitiba provavelmente nunca fez qualquer curso de vendas nem leu os magos do marketing. Mas tem uma receita infalível para fidelizar seus clientes: assim que o freguês toma um ou dois goles do caldo, apressa-se em oferecer um "chorinho gelado", que ele mantém pronto em uma jarra. Pronto, o cliente mordeu a isca.

Publicidade

A Igreja Presbiteriana de Curitiba comemora neste domingo, 1.º de julho, 119 anos de fundação, com a inauguração de um espaço de adoração com capacidade para receber 1.300 pessoas, na Rua Comendador Araújo, 343. O culto de inauguração será às 10 horas, com participação do Coral da Fraternidade e do Conjunto Semeadores. A Igreja Presbiteriana do Brasil possui 50 igrejas em Curitiba e região metropolitana, reunindo mais de 10 mil membros.

Curitibano que participou pela terceira vez da caminhada "Os passos de Anchieta", entre a capital Vitória e o município de Anchieta, no Espírito Santo, destaca o crescente interesse pelo roteiro, que em sua 10.ª edição coincidiu com os 410 anos da morte do beato José de Anchieta. E imaginou como seria bom um roteiro assim aqui no Paraná, no estilo de Santiago de Compostella, talvez ligando Curitiba ao litoral.

Motorista conta que ontem, ao esperar a passagem do trem na rápida Centro–Santa Cândida, ficou arrepiado com a atitude de dois garotos. Um deles, com não mais de 8 anos, pendurou-se ao último vagão, enquanto o outro, com idade semelhante, corria atrás da composição, no momento em que os automóveis já se punham em movimento.

Vale tudo para chamar a atenção dos clientes. Uma loja de calçados na Rua Marechal Floriano contratou um verdadeiro "showman" para esse serviço: o Máskara em pessoa. Ou pelo menos parece o personagem do filme e do desenho animado. Vestido de terno amarelo e com a inconfundível máscara no rosto, o homem canta, dança e convida os passantes a conhecer a promoção da loja.

Tonga, no Pacífico, é o 151.º membro da Organização Mundial do Comércio (OMC). Exporta muita semente de abóbora.

Publicidade

*** Hoje, às 20 horas, a Câmara Municipal de Curitiba realiza sessão solene em homenagem à cidade de Paranaguá e ao Centro Paranagüense de Curitiba.

*** Amanhã, sábado, a partir das 14 horas, a Fundação Honorina Valente abre seu arraial junino para um bazar promovido por entidades parceiras. A renda será revertida para a construção da I República da Juventude Saul Valente, em Paranaguá. Informações: (41) 3362-5293.

*** Também no sábado, no restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, jantar marca a posse do novo Conselho Diretor do Distrito 4730 do Rotary Internacional. Ilma Brandalize Machado será governadora no ano rotário de julho de 2007 a junho de 2008.

*** " A surpresa nunca chega antes porque está proibida de se anunciar." (João Darcy Ruggeri)