Domingo, 23h30, Avenida João Gualberto, no Juvevê, proximidades do Hospital São Lucas. Um Corsa Sedan, placa AOI 3550, estaciona na calçada. Ato contínuo, o motorista passa a retirar sacolas plásticas do bagageiro e a lançá-las em um terreno baldio. Ao notar que está sendo observado, trata de deixar o local, em velocidade. As sacolas onze no total continham pedaços de um forro de gesso, além cartelas de parafusos e buchas de 8 milímetros e sobra de material de limpeza. Um mau exemplo, para dizer o mínimo.
Aconteceu dia desses, no Capão da Imbuia, em Curitiba. Um semáforo encrencou no vermelho, e não abria. Vários ônibus faziam fila, esperando o verde. Um parava bem pertinho do outro. Quando viram, o trem vinha na direção deles. E um dos ônibus estava exatamente em cima do trilho. Depois de tentar manobrar, o motorista decretou: todo mundo para fora. Por sorte, o trem conseguiu parar um pouco antes de chegar no ônibus. Mas que o pessoal tomou um belo de um susto, isso tomou.
O canal de tevê a cabo Cartoon Network realiza em Curitiba no próximo sábado a etapa local do Movimento Cartoon, um evento com atrações temáticas inspiradas em personagens de desenho animado. A programação está marcada para o parque do Bacacheri, mas se depender da publicidade da Cartoon Network, ninguém vai aparecer por lá. Todo material promocional do evento mostra imagens da estufa do Jardim Botânico.
Confusão em saguão no aeroporto já é quase a antinotícia. Vai ser novidade mesmo quando estiver tudo tranqüilo. Mas há episódios dignos de registro. Na manhã de sábado, em São Paulo, durante a balbúrdia provocada pelo fechamento de Congonhas na noite de sexta, com mais da metade das operações atrasadas, teve passageiro com presença de espírito. Entre uma chamada e outra no sistema de som, entra um discurso diferente do tradicional "embarque imediato pelo portão X". O cidadão tomou o microfone e invocou a infeliz declaração da ministra do Turismo, Marta Suplicy: "Atenção clientes de todas as cias aéreas: relaxem e gozem!" A explosão de risos nervosos durou 15 segundos.
Caos aéreo de novo. Com quase dez meses de crise e constantes atrasos e cancelamentos, acúmulo de passageiros insatisfeitos e outros percalços, já não era hora de as companhias aéreas terem desenvolvido um plano B? Treinar os funcionários que fazem o atendimento no balcão do check-in e as comissárias de bordo pode ser um bom começo. Mesmo sem ter a responsabilidade pelo problema, são essas moças com seus sorrisos irritantes que recebem a primeira pancada em algumas situações, literalmente de passageiros ensandecidos.
Quem expõe em feirinhas de gastronomia e artesanato nas praças da cidade pode comprar mais uma briga com a prefeitura. Por conta das péssimas condições dos pisos dos logradouros, os visitantes são obrigados a andar olhando para o chão onde pisam, sob o risco de ganharem uma contusão ou torção no pé por causa dos buracos e falhas no calçamento. Pouca gente consegue apreciar os produtos em exposição. Foi o que ocorreu com quem passou pela feira do pinhão, instalada na Praça Osório, na semana passada. Não faltaram tropeções e tornozelos machucados em quem insistia em andar sem olhar pra baixo.
O espetáculo Alhambra, do Centro Espanhol do Paraná, será uma das atrações do 46.º Festival Folclórico e de Etnias, que começa hoje e vai até dia 15 de julho, no Teatro Guaíra. A peça será apresentada na próxima segunda-feira e tem mais de cem pessoas envolvidas na produção.
*** A exposição Fato Impresso, do repórter fotográfico Jonathan Campos, marca a inauguração da nova agência da Intercultural, amanhã, em Curitiba. Especializada em intercâmbios culturais e profissionais, a empresa promove no próximo dia 15 de julho a 9.ª edição da Job Fair, que ocorre todos os anos em São Paulo.
*** "Aquele que tem um porquê para viver pode enfrentar quase todos os comos". (Friedrich Nietzsche).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora