Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Notas e curiosidades

Donas de casa estão reclamando do forte odor exalado pelas sacolas de plástico oxibiodegradável oferecidas por alguns supermercados de Curitiba. Elas já não usam mais as sacolas para, por exemplo, embalar a carne separada e limpa para colocar no congelador. Por outro lado, essas donas de casa precisam considerar o aspecto ecológico das embalagens, que se degradam na natureza muito mais rapidamente que as sacolas convencionais.

Carrinheiros e catadores de material reciclável merecem uma atenção mais especial dos órgãos competentes. Uma coisa que se vê todos os dias nesse tipo de atividade é a presença de crianças, as maiores trabalhando de fato – não raramente inclusive conduzindo as carroças – e as menores carregadas entre o material recolhido. As prefeituras e o governo do estado deveriam oferecer locais onde essas crianças pudessem ficar durante o trabalho dos pais. E deveriam intimar pais que preferem explorar os filhos, mesmo tendo onde deixá-los.

Um estudo publicado na conceituada revista inglesa Science conclui que a utilização de biocombustíveis não vai limitar as emissões de gases de efeito estufa. Segundo o estudo, assinado por Renton Righelato e Dominick Spracklen, faria mais efeito conservar o meio ambiente em bom estado. O balanço ecológico dos biocombustíveis em muitos casos é criticado com base na comparação entre a energia gasta para produzi-los e aquela que fornecem. O saldo é geralmente bastante medíocre, e até mesmo negativo.

Moradores de Santa Felicidade advertem a prefeitura de Curitiba que o bairro não se restringe à Avenida Manoel Ribas e à Via Vêneto, onde normalmente se vêem obras. Lá, o terminal de ônibus é pequeno e já não comporta tanta gente, faltam ônibus nos horários de pico, as filas do Ligeirinho se estendem até metade do terminal e em algumas comunidades só tem ônibus de 30 em 30 minutos. Os moradores reclamam que a população cresceu, mas os serviços continuam os mesmos de quando foi inaugurado o terminal em 1992.

O que está faltando para que a Medida Provisória 373, que prevê a concessão de pensão vitalícia a ex-portadores de hanseníase levados compulsoriamente para os hospitais-colônia até 1986, seja aplicada? Depois de muita luta, que contou com a ajuda até de artistas afamados, a MP está no papel, mas ainda falta ser aplicada. Ex-pacientes de hanseníase do antigo hospital-colônia de Piraquara e de outros hospitais do país se mobilizam, com a ajuda do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Professora curitibana diz que gosta muito dos "bem afinados concertos" oferecidos aos passageiros dos ônibus de Curitiba, mas reconhece que nem todos demonstram o mesmo apreço. Senão, raciocina, não seria cada vez maior o número de passageiros – principalmente os jovens – que ficam o tempo todo com fones, ouvindo o seu som preferido.

*** A 1.ª Curitiba Fair (Feira Curitibana da Beleza) abre inscrições para o 1.º Congresso de Manicures de Curitiba, parte integrante da feira e que tem como meta transformar as manicures em embelezadoras de mãos e pés. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de agosto, no Centro de Convenções de Curitiba. Informações: (41) 3779-6065.

*** Domingo é dia de mais um bingo da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC). É às 14 horas, mo Clube D. Pedro II. A renda, como sempre, servirá para comprar rações e medicamentos para os animais recolhidos.

*** "Tire todas as togas dos bons juízes que viveram na face da Terra ao longo dos tempos e elas não serão suficientes para cobrir a iniquidade de um só juiz corrupto." (Henry Ward Beecher)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.