Os tradicionais trotes universitários, onde veteranos obrigam seus calouros a mendigar em sinaleiros completamente sujos de tinta, parecem incomodar somente os que são abordados nas ruas. Os estudantes vítimas e algozes não se importam em circular descalços em asfalto escaldante, nem em ser humilhados para receber um fio de água sem encostar a boca suja na garrafa. A cena foi flagrada durante a semana no centro de Curitiba.
Uma viatura Scenic do 20.º Batalhão da PM e uma Parati do 4.º Distrito (Polícia Civil) contornavam a Praça Tiradentes de sirene ligada, como se perseguissem algum automóvel ou se dirigissem a algum local de crime. Mas não era nada: no sinaleiro ao lado da Catedral Basílica os dois carros pararam no sinal vermelho e seus ocupantes riam e conversavam, tranqüilamente.
Ainda faltam exatos quatro meses para o Natal, mas já dá para antecipar a decoração. Essa é a proposta da Casa dos Bonecos, em Santa Felicidade. A vitrine está repleta de modelos de Papais Noéis, de todos os tamanhos e figurinos, do tradicional vermelho e branco às versões em xadrez.
Uma discussão entre duas mulheres, no centro de Curitiba, chamou a atenção dos transeuntes e dos curiosos de plantão, que pararam para ver a confusão, ontem. Ao que parece, uma chegou a dar uma bofetada na outra. Teve gente que até fez fotos e vídeos com o celular. Falta do que fazer? Só não teve a turma do "deixa disso".
A violência gratuita também chama a atenção no calçadão da Rua das Flores, em Curitiba. Uma andarilha, visivelmente perturbada, circula pelo local, atacando as mulheres que cruzam seu caminho. O soco vai direto ao rosto da oponente, que é pega de surpresa e fica sem reação, igualmente as demais pessoas que assistem à cena.
A missa no rito tridentino que o monsenhor Luiz Gonzaga Gonçalves começou a celebrar na Igreja da Ordem há duas semanas mudou de horário. Agora a celebração é às 10 horas, com a participação do coral de canto gregoriano da maestrina Maria Madalena Wagner. O rito tridentino é a missa que era rezada em toda a Igreja Católica antes de 1969, quando entrou em vigor um novo missal. Em julho, Bento XVI anunciou que qualquer padre poderia celebrar a missa tridentina conforme sua vontade e o pedido dos fiéis.
Deve chegar hoje a Curitiba o ciclista Juvenal Ferreira dos Santos. Há sete anos, ele percorre de bicicleta os estados brasileiros. Cento e quinze mil quilômetros depois, falta apenas a Região Sul. Ele deixou a famílias em Juazeiro do Norte, no Ceará, e calcula que ainda precisa de mais quatro meses para chegar a Porto Alegre, quando cumprirá a promessa de passar por todas as capitais brasileiras...
... Juvenal chega justamente no dia de mais uma rodada da Bicicletada, movimento que dissemina o uso do transporte limpo e barato na cidade. A partir das 9h30, os adeptos às pedaladas se reúnem na Reitoria da UPFR para um passeio ciclístico pelas ruas centrais. Nas próximas segundas-feiras (dias 27 de agosto, 3 e 10 de setembro) haverá palestras sobre o tema no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço, sempre às 19h30. Na próxima segunda, o assunto será uma aula de mecânica e manutenção da magrela.
Alunos da turma Ney Braga, formados em 1957 no Colégio Santa Maria, estão se preparando para comemorar o Jubileu de Ouro, com festa em novembro e até a publicação de um livro sobre os estudantes daquele ano. Ex-alunos e familiares podem entrar em contato pelos fones 3262-2178, 3257-6017 e 3242-7677.
*** A Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece) realiza hoje e amanhã o Bazar Beneficente de Importados, com produtos doados pela Receita Federal. Será das 9 às 17 horas, na Rua Paulo Turkiewski, 668.
*** "A maioria dos homens terá tão pouco respeito pela vida, que alcançarão o momento da morte sem nunca ter vivido." (Henry David Thoreau)