Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Notas e curiosidades

A Diretran parece bem servida de agentes do EstaR, mas uma delas demonstrou na sexta-feira uma eficiência acima do comum. Às 9h01, multou um automóvel que estava sem cartão, estacionado no meio da quadra da Lamenha Lins, entre Visconde de Guarapuava e Dr. Pedrosa, na região central de Curitiba. Como o EstaR começa a valer às 9 horas, é de se perguntar como ela conseguiu checar os cartões de todos os demais automóveis estacionados rua acima, de onde veio, e como, menos de um minuto depois, já estava na quadra seguinte...

... Ao ser questionada pelo dono do carro, que saiu à rua às 9h02 para colocar o cartão, negou ser a agente Noêmia – a que aplicara a multa –, mas confirmou o horário, dizendo que estava junto com a "culpada". Segundo o guardador de carro da quadra, no entanto, era ela mesma a agente responsável pela notificação. Mentiu, portanto. E, de acordo com o mesmo guardador, não é a primeira vez que ela começa a aplicar o rigor da lei antes das 9 horas. A Diretran deve estar orgulhosa dessa eficiência.

A divulgação da perspectiva de crescimento da região metropolitana de Curitiba, que deve chegar em 2020 com 4,4 milhões de habitantes, fez os telefones do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) tocar mais do que o normal. Construtoras e imobiliárias, além de gestores públicos, se interessaram muito pelo estudo, que indica que Curitiba vai crescer pouco, mas que os municípios do entorno sofrerão os efeitos de uma explosão demográfica.

Um dos principais espaços de exposições artísticas de Ponta Grossa foi fechado pela prefeitura. Conhecida como Estação Saudade, o imóvel deverá se transformar num armazém popular, para famílias de baixa renda. O prédio é histórico, remanescente do período dourado da ferrovia, e fica em um ponto estratégico da cidade – ao lado do terminal central de transporte coletivo. Os estudantes do curso de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa organizaram um protesto, em forma de grafitagem num muro da cidade, para lamentar a decisão do governo municipal.

Quem viaja seguidamente pela BR-101 para Porto Alegre criou algum alento com a segurança do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para quem a duplicação do trecho Florianópolis – Osório estará concluída até o fim do governo Lula. Ficaram alentados, mas desconfiados. Em alguns trechos os trabalhos estão muito atrasados, em outros recém começaram. Prefeitos dos municípios beneficiados já trabalham com a possibilidade de um aumento acelerado da população, mas também com a chegada de novas empresas.

Pesquisadores russos estiveram na região dos Campos Gerais neste mês, para investigar os traços da imigração no Paraná. Os três professores universitários ficaram surpresos com o que encontraram. Numa colônia nas imediações de Ponta Grossa, eles identificaram a preservação de costumes culturais que não existem mais na Rússia.

Na primeira semana de funcionamento, cerca de 1.400 pessoas por dia aproveitaram o novo restaurante popular da Praça Rui Barbosa, que serve almoço a 1 real. Pode parecer pouco, já que a unidade tem condições de produzir duas mil refeições, mas se considerarmos que foi a primeira semana, o resultado até que é satisfatório.

*** Amanhã e depois, no Centro de Convenções de Curitiba, ocorre a 1.ª Curitiba Fair (Feira Curitibana da Beleza), que inclui o 1.º Congresso de Manicures de Curitiba. O objetivo é transformar as manicures em embelezadoras de mãos e pés. Informações: (41) 3779-6065.

*** Com foco no Dia das Crianças, a rede Mercadorama já deu início a sua campanha de arrecadação de brinquedos para instituições sociais de atendimento a crianças. Os primeiros postos de coleta montados estão localizados no Mercadorama Cabral e na unidade de São José dos Pinhais.

*** "O começo de uma briga é como a primeira rachadura de uma represa: é bom parar antes que a coisa piore." (Rei Salomão)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.