• Carregando...

O cruzamento da Rua Ponta Grossa com o fim da Avenida dos Estados, no bairro Água Verde, em Curitiba, passou a ser perigoso desde que o tráfego da Via Rápida sentido Centro foi desviado para a Rua Ponta Grossa. A preferência é do motorista que trafega na Avenida dos Estados, mas os motoristas que seguem pela Ponta Grossa não respeitam a sinalização e avançam. A situação fica ainda mais complicada nos horários de maior movimento e se agrava porque exatamente neste cruzamento existe uma escola. Seria conveniente alguma medida no sentido de reforçar a sinalização no local – que já é boa, justiça seja feita.

O medo da violência causa situações constrangedoras, às vezes. Outro dia, na esquina da Rua André de Barros com a Lourenço Pinto, no centro de Curitiba, um homem aparentando ser um morador de rua abordou uma mulher, que continuou andando, tentando não dar atenção a ele. Indignado, ele começou a gritar, dizendo que não queria pedir dinheiro, mas precisava que alguém lhe explicasse como poderia chegar até a rodoviária. Aparentemente constrangida, a mulher deu a informação que ele precisava.

Quem acha que o presidente Lula está exagerando em sua aposta nos biocombustíveis precisa ouvir as declarações do primeiro-ministro português, José Sócrates. Na sexta-feira, ele proclamava: "Não temos petróleo, mas temos água e vento". Isso é que é confiar nos recursos naturais, só faltou defender a volta das caravelas. O político português fez o comentário quando falava da barragem de Baixo Sabor, nome de um afluente do Rio Douro, no Norte do país.

Mereceu nove páginas coloridas e cheias de fotos matéria sobre Curitiba publicada na revista D - La Repubblica delle Donne, suplemento feminino do jornal italiano La Repubblica. Não era, no entanto, matéria nova, mas tradução de texto publicado pelo The New York Times em maio passado.

O Brasil subiu do sétimo para o quarto lugar na venda de computadores no segundo trimestre de 2007. Os dados são da consultoria IDC, divulgados na semana passada. De abril a junho, foram vendidas no Brasil 2,1 milhões de micros. Apenas do bom resultado, falta bastante para o país alcançar os três primeiros do ranking. O Japão, terceiro colocado, vendeu 3,1 milhões de máquinas. Na China, as vendas foram de 7 milhões e nos Estados Unidos, de 16 milhões. Ou seja, os americanos compraram 8 computadores para cada máquina vendida no Brasil.

Segundo a companhia Souza Cruz, já foram ajuizadas contra a empresa 498 ações de pessoas que pediam indenização por doenças respiratórias que teriam surgido nos pacientes em conseqüência do hábito de fumar. Dessas, 192 já tiveram decisão definitiva – todas favoráveis à empresa. Apenas 11 ações deram ganho de causa ao ex-fumante, e mesmo estas ainda aguardam recurso. Mas que mágica fazem as fumageiras, se há unanimidade entre os médicos de que o cigarro de fato causa doenças pulmonares e câncer? Ou será que os magistrados estão olhando para o lado errado na hora de analisar o princípio clássico da "fumaça do bom direito"?

A mais antiga república do mundo, San Marino (Serenissima Repubblica di San Marino, no nome original em italiano) completa hoje 1.706 anos de independência.

* "O modo mais seguro de divulgar a todos alguma coisa é cochichá-la no ouvido de um amigo, suplicando-lhe para não contá-la a ninguém." (Vittorio Buttafava, jornalista e escritor italiano, 1918-1983.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]