Pesquisadores de vários países, incluindo a brasileira Ludmilla Moura de Souza Aguiar, da Embrapa Cerrados, acabam de criar a Rede Latino-Americana para Conservação e Estudos de Morcegos - Relcom. A prioridades do grupo será desmistificar a má imagem dos morcegos. No mundo existem mais de 1.400 espécies de morcegos, 170 delas no Brasil. Desse total, apenas três são hematófagas (alimentam-se de sangue). A maioria das espécies de morcegos é insetívora (come insetos), ou frugívora (come frutos)...

CARREGANDO :)

... Das três espécies hematófagas, acredita-se que só uma tenha preferência pelo sangue bovino, e isso porque os animais selvagens que eles utilizavam estão desaparecendo e a oferta de gado aumentando. As outras duas preferem sangue de outros mamíferos e aves. Segundo estudos, nenhuma dessas espécies alimenta-se de sangue humano corriqueiramente. A raiva humana é, na maioria das vezes, transmitida por cachorros e gatos.

Pelo ensurdecedor ruído do motor, já se sabe: lá vem um caminhão Fenemê "trancando a rua". Os antigos caminhões, produzidos no Brasil pela Fábrica Nacional de Motores (FNM), privilegiavam a força em vez da velocidade, e agora, décadas depois, os que ainda circulam enfrentam certamente muitos problemas. Ontem pela manhã, no Ahú, o motorista de um deles queria virar à direita numa esquina e, para isso, ergueu a mão esquerda o máximo que pôde por sobre a cabina. O pisca, naturalmente, não estava funcionando.

Publicidade

Circula na rede um alerta sobre novo golpe. A advertência é para que o celular não seja desligado nunca. Como a mídia divulgou à exaustão o golpe do falso seqüestro, os bandidos teriam aperfeiçoado a prática. Agora ligam identificando-se como funcionários de uma operadora e pedem para que o celular seja desligado por uma hora, para que sejam feitas "averiguações" na linha, que teria sido clonada. É nessa hora que os bandidos agem, ligando para seus familiares e aplicando o golpe. E se a mãe ligar para o celular da filha, vai ouvir: "Este celular está desligado ou fora da área de serviço". Terror total.

Parceria entre o portal MundoGeo e o UnicenP oferece no sábado, dia 29, o curso "Explorando as funcionalidades do Google Earth". A oficina tem oito horas e vai detalhar de forma prática o funcionamento dessa ferramenta, além de capacitar os usuários a utilizar ao máximo suas potencialidades. A oficina será ministrada pela cartógrafa Silvana Camboim, da Geoplus. O Google Earth combina imagens de satélite, fotografias aéreas e turísticas, mapas, terrenos e ruas. Informações: www.unicenp.edu.br.

O Sindicato da Panificação do Paraná quer a ajuda da população no esforço para atingir a marca de R$ 1 milhão, dinheiro que será repassado ao "Criança Esperança". O presidente do sindicato, Joaquim Cancela, pede que se dê preferência aos estabelecimentos que estiverem com os cartazes alusivos à campanha. Cada panificadora participante deverá doar R$ 350. Informações (41) 32548775.

*** Para lembrar os 40 anos da Tropicália, o doutor em história pela UFPR, José Roberto Braga Portella, ministra a palestra "Tropicália, 40 Anos: A Alegria é a Prova dos Nove e a Tristeza é Teu Porto Seguro". É hoje, às 19h, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação.

*** Associados do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sigep) e da Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Seção Paraná (Abigraf) elegem hoje suas novas diretorias, para mandato de quatro anos. O empresário Sidney Paciornik deve ser eleito para presidir ambas as entidades.

Publicidade

*** "Os que mais pugnam por seus direitos são os que mais se esquecem, às vezes, dos seus deveres." (Gonçalves de Magalhães)