Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Notas e curiosidades

Provoca muita polêmica o decreto do governo do Distrito Federal, determinando a proibição do uso do gerúndio. E também é fonte de muitas piadas. Um funcionário público disse ontem que teme perder o emprego, já que seu nome é Gerúndio. E não falta quem questione, de forma jocosa, a atitude de José Arruda: "Será que o governador poderia estar tomando uma decisão dessa envergadura, que altera a estrutura da Língua Portuguesa?"

Passageiro de ônibus urbano sofre. Ontem, pouco depois das 13h30, um biarticulado da linha Santa Cândida – Capão Raso devia estar adiantado e, por isso, o motorista desenvolvia uma velocidade irritantemente reduzida depois que passou do Passeio Público. Uma passageira reclamou por duas vezes: "Esse motorista está esperando o sinal fechar". Quem embarca no ônibus não sabe dessa questão de horário e normalmente tem pressa...

Jovens e adolescentes do bairro Fazendinha, em Curitiba, torcem para que o projeto do Parque Cambuí – o novo espaço de preservação que a prefeitura está implantando nas margens do Rio Barigüi – não esteja "fechado". Nos próximos dias, eles vão propor à prefeitura a construção de uma pista de skate no local. Hoje, os praticantes da modalidade precisam se deslocar ao Campo Comprido ou à Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC, onde estão as pistas mais próximas.

Dois dias depois de receber o salário do mês, curitibana foi pagar algumas contas e descobriu que seu saldo na Caixa Econômica Federal era de apenas 60 reais. Tirou então um extrato e descobriu o pior: foram feitos saques em lotéricas do interior de São Paulo, além de compras em hipermercados e lojas. Ou seja, seu cartão foi clonado...

... A cidad㠖 que deverá ser ressarcida pela Caixa, depois de preencher documentos do próprio banco e ficar duas horas para fazer um BO no 1.º Distrito Policial – calcula que a clonagem se deu em uma das duas últimas vezes em que usou o cartão. Ou foi num caixa eletrônico da agência da própria Caixa num shopping ou num supermercado onde sempre faz as compras.

O professor José Manoel Luís da Silva, astrônomo Diretor do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, foi convidado pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro para participar das comemorações alusivas aos 50 anos do lançamento do Sputnik 1, onde será homenageado como um dos pioneiros dos estudos e pesquisa espacial no Brasil e primeiro no Paraná. O Prof. José Luís integrou a equipe internacional dos observadores da Nasa durante o Projeto Apolo que conduziu, em sucessivas missões, astronautas até à Lua.

Afinal, quem pode exercer a acupuntura? Ao contrário da informação do último suplemento Saúde, encartado na edição da Gazeta do Povo, a prática não é exclusiva de médicos, dentistas e veterinários. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura, Evaldo Leite, não há legislação nacional que restrinja outros profissionais. "Fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos e profissionais de educação física podem ser autorizados por seus respectivos conselhos", esclarece.

A Fundação Pró-Renal realiza neste sábado, dia 6, das 10h às 15h, um bazar beneficente de brinquedos, com a venda de produtos apreendidos pela Receita Federal. Os interessados devem adquirir uma das 300 senhas distribuídas a partir da meia noite de sexta-feira. Informações: (41) 3312-5440.

*** O oftalmologista paranaense Leon Grupenmacher, especialista em cirurgia de implante, será palestrante no 43.º Congresso Anual do Centro de Estudos Oftalmológicos Cyro de Rezende, nos dias 5 e 6 de outubro, em Ribeirão Preto. Falará sobre "Implante de anel intracorneano".

*** "Ao vingar-se, um homem simplesmente equipara-se ao seu inimigo; ao superar a ofensa, no entanto, mostra-se superior a ele." (Francis Bacon)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.