Cena comum nas proximidades da Praça Tiradentes, marco zero de Curitiba: garotos correm em várias direções, aos gritos de pega-ladrão e pedem a ajuda dos transeuntes. Um deles acaba de roubar uma bolsa ou de bater uma carteira, e a correria é uma estratégia para confundir qualquer tentativa de perseguição. Pouco depois, todos se encontram em algum ponto previamente acertado e dividem a fatura. Muito raramente algum deles é preso em flagrante.

CARREGANDO :)

Na mesma região, o trecho da Rua Saldanha Marinho que parte do lado da Catedral Basílica até a Dr. Muricy é terreno proibido assim que escurece. O comércio da área fecha as portas e quem inadvertidamente circula por ali é assediado por vendedores de crack. Leitor conta que foi abordado por uma mulher maltrapilha que perguntou "quantas o senhor quer?", referindo-se a pedras da droga. Quando o homem disse que não queria nada, ela reclamou: "Por que olhou pra mim, então?" O projeto "Tabagismo – uma questão de consciência", levado a escolas públicas e privadas com encenação teatral em sala de aula e debate sobre o tema, deu ao Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) o "Prêmio Saúde 2007" na Categoria "Saúde da Criança", elaborado pela Revista Saúde, da Editora Abril. Mais de 15 mil estudantes paranaenses já viram a peça e debateram com os atores os problemas do tabagismo.

Empresário português em visita a Curitiba ficou assustado com a dificuldade de se atravessar nas faixas de segurança existentes junto às rotatórias da cidade. Ao pisar na faixa na esquina das ruas Marechal Hermes e Mário de Barros, no Centro Cívico, quase foi atropelado. E percebeu que os motoristas até dão prioridade para o carro que já estiver no círculo, mas os pedestres que se virem.

Publicidade

Padre Zezinho, um dos primeiros "padres cantores" a fazer sucesso no país inteiro, canta no Teatro Guaíra, no próximo dia 16, seu show "Melhores filhos, melhores pais". Preocupação constante em suas músicas, a família é mais uma vez o centro do trabalho. "A família brasileira está numa situação melhor do que há 20 anos, devido a uma maior aproximação entre pais e filhos", diz. Padre Reginaldo Manzotti abre o show, que terá renda revertida integralmente à Associação Beneficente São Roque.

Vêm aí as dietas balanceadas para bois e ovelhas. Cientistas da Nova Zelândia estão medindo os arrotos das ovelhas para encontrar uma maneira de mudar a qualidade das "emissões" dos animais. A flatulência desses animais é considerada responsável por boa parte dos gases tóxicos na atmosfera. Um desses gases é o metano, que contribui para o aquecimento global do planeta. A pesquisa, conduzida pela empresa AgResearch, provou que se a dieta dos animais for mudada, as emissões de gases podem diminuir até 16%.

Pelo segundo ano consecutivo, a campanha "Solidariedade Trans – Faça uma Criança Feliz", do Transgrupo Marcelo Prado, de Curitiba, arrecadou brinquedos para o Dia da Criança. Este ano, serão beneficiadas as 250 crianças da creche Centro Vicentino Santa Luzia, no Prado Velho. Várias ONGs, como o Grupo Dignidade, Cepac, Dom da Terra, APPAD e a comunidade GLBT colaboram na arrecadação dos brinquedos.

*** A hora do embarque no trem turístico de Curitiba amanhã, Dia da Criança, terá uma animação a mais. Ao chegar à Estação Ferroviária com seus pais, as crianças serão recepcionados pelos atores da Cia. da Mímica, que vai entreter os baixinhos até o momento de entrar no vagão.

*** Com o tema "Relacionamentos de qualidade ampliando resultados", ocorre em Curitiba de 17 a 19 deste mês de outubro, no UnicenP, a 10.ª edição do Congresso Paranaense de Recursos Humanos. O Conparh é o principal encontro de RH do Paraná e referência nacional no Sistema Nacional da ABRH.

Publicidade

*** "É inútil abrir a gaiola. Ele está ali há séculos, convencido de que ninguém é mais livre do que ele." (Hermógenes)