A Inglaterra está prestes a criar um serviço diferente para convencer seus cidadãos a deixar o carro em casa. A idéia é contratar "consultores de deslocamento". Esses funcionários vão bater de porta em porta e ligar para as casas dos moradores das cidades para dar dicas de como ir de casa para o trabalho da maneira mais fácil e conveniente – deixando o carro de lado. Eles vão propor rotas de ônibus, falar dos benefícios da bicicleta e do prazer de uma boa caminhada. Se o cidadão não se der por vencido, eles têm autorização até mesmo para oferecer descontos em bicicletas e pedômetros, aqueles aparelhos contadores de passos...

CARREGANDO :)

...A informação sobre os consultores de deslocamento foi publicada pelo Times Online e reproduzida pelo blog brasileiro evocecomisso.blogspot.com, do jornalista Marcelo Soares. De acordo com a reportagem do Times, os testes realizados em algumas cidades inglesas mostram que o serviço de consultoria foi capaz de diminuir em até 11% o tráfego de carros nas ruas. Aumentou o número de ciclistas em pelo menos 25%, o de pedestres em 17% e o uso de transporte público, como ônibus ou metrô, em 13%. E isso alivia o trânsito com gastos muito menores do que exigiria a construção de pontes, viadutos ou novas pistas.

Sabe o que era o tapete vermelho estendido na esquina da Visconde de Guarapuava com a Dr. Muricy, ontem pela manhã? A campanha de trânsito da prefeitura para o fim do ano. Com o movimento maior por conta das compras de Natal, a região central vira um formigueiro de gente circulando, e a circulação de automóveis também aumenta. A atenção do motorista também precisa ser maior. Até o fim de dezembro, a prefeitura vai manter esse lembrete, esticando o tapete vermelho nas faixas de pedestres. A próxima vai ser na terça-feira, na esquina da Sete de Setembro com a Marechal Floriano Peixoto, a partir das 14h30.

Publicidade

Ele não é paranaense de berço, mas o coração dele é só Curitiba. Nascido em Botucatu/SP, em 1922, o engenheiro Rubens Meister morou na capital, onde se formou pela UFPR e ajudou a criar o curso de Arquitetura na instituição. Uma de suas maiores obras no estado é o Teatro Guaíra. Meister participou do concurso do projeto do teatro, tirou o terceiro lugar, mas foi o escolhido pelo governador Bento Munhoz da Rocha pela expressão da modernidade da sua proposta. O autor do projeto será homenageado na 7.ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, amanhã.

As 327 famílias do conjunto Moradias Sambaqui, relocadas há dois anos e meio para o Sítio Cercado, estão em festa, com a Unidade de Saúde entregue, o início da pavimentação das ruas nesta semana e a promessa de uma creche para o ano que vem. Bem diferente da vida na área de invasão na região da Ilha do Mel, Icaraí, perto do Cajuru, onde viviam. Agora os moradores pleiteiam uma sede para a associação e aguardam a liberação de um salão mortuário no bairro, para dar fim à prática de velar familiar dentro de casa.

O Hospital Erasto Gaertner realiza hoje o 1.º Seminário da Práxis da Assistência Espiritual Hospitalar Ecumênica. Enfermeiros, seguranças, recepcionistas, telefonistas, voluntários, psicólogos e assistentes sociais não acompanhar palestras sobre integrar os trabalhos religiosos dentro do ambiente hospitalar com a orientação de humanização do atendimento.

**** Como prevenir acidentes infantis com quedas, queimaduras, envenenamentos, afogamentos, sufocação, armas de fogo, animais não-venenosos, atropelamentos, acidentes de trânsito e de bicicleta? A ONG Criança Segura promove o treinamento amanhã, na Facinter, das 8 às 13 horas. As inscrições podem ser feitas pelo fone 3023-7070.

**** Idéia boa precisa ser reproduzida. O Graciosa Country Club promove amanhã (dia 10) a primeira edição do Dia do Ambulante Feliz. Neste domingo, na abertura oficial do verão 2008 do clube, o sanduíche mais vendido – preparado com pão francês, mignon e queijo – terá parte da renda destinada à arrecadação de fundos para o Bazar Solidário do ano. As ações de responsabilidade social do clube vão beneficiar três entidades assistenciais: Acridas, Associação Comunitária Presbiteriana (Lar Hermínia Scheleder e Centro Educacional Mírian) e Asilo Santa Ana.

Publicidade

**** "O aspecto mais triste da vida atual é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria." (Isaac Asimov, escritor russo-americano, 1920-1992.)