Cachaça clandestina
Um mercado de venda de cachaça sem inspeção sanitária se desenvolveu na região central do Paraná. Produtores contam que vendem até 300 litros por dia de destilado de cana-de-açúcar em garrafas plásticas de 2 litros. O produto, segundo eles, segue para botecos espalhados pelo interior do estado, com demanda crescente. Cada litro custa, para o consumidor final, cerca de R$ 2. Os produtores lançam sua propaganda de boca em boca dizendo que a pinga não tem rótulo, mas também não dá ressaca.
Bom de folia
Parece que os carnavalescos brasileiros também apostam num bom desempenho do recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A máscara de Obama simplesmente desapareceu da região da Rua 25 de Março, centro de comércio popular de São Paulo. A máscara é a mais procurada nas lojas de fantasia da rua. Nas seis lojas que vendem fantasias e máscaras na região, só uma ainda tinha a máscara. Ao que parece, os fabricantes não avaliaram bem o fenônemo Obama e não se prepararam adequadamente.
Bloqueador melhor
Ao estudar as propriedades fotoquímicas e antioxidantes das fenotiazinas, pesquisadores da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) descobriram que esses compostos orgânicos são capazes de absorver a luz ultravioleta, mantendo-se estáveis e sem atacar as células. Uma ótima notícia para quem tem pele sensível, já que os protetores solares poderiam ficar mais eficientes. O princípio ativo patenteado tem vantagens em relação aos mais utilizados nos protetores solares atuais, como o dióxido de titânio e a banzofenona, compostos que, embora absorvam bem a luz ultravioleta, bloqueando seus efeitos nocivos, energizam o oxigênio do meio e provocam uma lesão colateral.
Ruas esburacadas
Os moradores de Ivaiporã reclamam que as ruas da cidade estão cheias de buraco. A reportagem da Gazeta do Povo conferiu na última semana que a reclamação é pertinente. É difícil encontrar uma cidade que precise tanto de reforma no asfalto. Por algumas ruas, os solavancos são mais intensos do que o normal numa estrada de terra.
Trânsito melhor
Comunidade do Bacacheri está agradecendo a maneira como a Diretran instalou bloqueadores tipo tartaruga para sinalizar o cruzamento da Rua Peru com a Avenida Nossa Senhora da Luz contribuindo para reduzir a frequência de acidentes naquele movimentado trecho. Agora, espera a segunda parte das melhorias prometidas pela municipalidade: uma lombada eletrônica para organizar em definitivo a circulação de veículos naquela avenida que, além de via local, serve de ligação entre o centro e bairros da região norte de Curitiba.
Variar um pouco
Ônibus que tem o privilégio de oferecer música deveria selecionar melhor os estilos. Tudo bem que não seja "rock pauleira" ou gritarias mil. Mas Brahms, Beethoven e Händel são muito eruditos para quem anda de "bus". Segundo sugestão de um leitor, bom seria selecionar por orquestras, tipo Tema de Lara. Se bem que se tocar sempre a mesma música, como tem acontecido, cansa. Qualquer tevê a cabo tem como selecionar música ambiente para hotéis e restaurantes. Basta apertar o botão "orquestrada".
* * * * *
Titulares de cartórios, escrivães e advogados de Maringá e região podem participar do curso de pós-graduação em Direito Notarial e Registral promovido pelo Instituto de Estudos dos Escrivães, Notários e Registradores (Inoreg). As aulas começam no dia 6 de março. O curso também é voltado para alunos graduados em Direito, Administração, Economia e Ciências Contábeis. Informações: www.inoreg.org.br.
*** O Centro de Estudos do Hospital Nossa Senhora das Graças acaba de ser remodelado. A reinauguração será hoje, às 19 horas, com a palestra Antibioticoterapia em cirurgia: atualidades, ministrada pela médica infectologista Mônica Gomes. O Centro de Estudos do HNSG, que existe há 51 anos, foi estruturado para as atividades científicas realizadas pelo corpo clínico da instituição e para os médicos residentes do Hospital.
*** "O burocrata acerta nove vezes em dez. O criativo erra nove vezes e acerta uma. Entretanto, uma vez que acerta, abre caminhos para a humanidade." (Domenico De Masi)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora