• Carregando...

Pedestres ou atletas?

Quem precisa atravessar o cruzamento entre as ruas XV de Novembro e Mariano Torres, no Centro de Curitiba, está passando sufoco. O semáforo instalado no local não oferece tempo suficiente aos pedestres para fazer a travessia em ritmo normal. Como a Mariano Torres tem duas pistas, com duas faixas cada, é preciso apertar o passo para se chegar do outro lado antes de o sinal abrir para os carros. Quando o pedestre é idoso ou tem dificuldade para andar, a situação é ainda pior: muitas vezes é preciso dar um pique, no melhor estilo de um atleta, para evitar acidentes.

Festival de Curitiba

Diferentemente do que foi publicado na edição deste domingo do Caderno G, o espetáculo O Zoológico de Vidro, integrante do Festival de Curitiba, será apresentado hoje, às 21h45, no Guairão e não mais no Teatro Positivo. A alteração do lugar e do horário da sessão foi comunicada pela assessoria de imprensa do festival após o fechamento do caderno. A explicação para a mudança foi o tempo insuficiente para a montagem do cenário da peça após o show de Julio Iglesias, que aconteceu ontem. Os cerca de mil ingressos vendidos podem ser usados ou reembolsados, e nesse caso deve ser procurada a bilheteria do Shopping Mueller.

Alarme irritante

Na sexta-feira cedo, quem entrava numa agência do HSBC da Rua Marechal Deodoro se assustava com um alarme que havia disparado, e muitos faziam menção de voltar para a rua. Como lá dentro os clientes usavam normalmente os caixas eletrônicos, acabavam entrando. O barulho irritante durou mais de 10 minutos, segundo alguns clientes, que se perguntavam por que alguém não desligava o sistema.

O que é equinócio?

O meteorologista Cezar Gonçalves Duquia colocou no site do Simepar, ontem, uma explicação sucinta do que vem a ser o equinócio de outono, que ocorreu ontem. Ele escreveu: "Nesta data o sol ‘está a pino’ no equador, ou seja, os raios solares atingem o equador exatamente a 90 graus, e o dia e a noite apresentam a mesma duração". Segundo Duquia, a palavra equinócio vem do latim e significa "noites iguais". Considera-se que o nascer do sol (alvorada) é o exato instante no qual a metade do círculo solar está acima do horizonte, e o por do Sol (crepúsculo) o exato instante em que o círculo solar encontra-se abaixo do horizonte.

Bike usada

Quem planeja há muito deixar o carro em casa e ir para o trabalho de bicicleta está descobrindo uma forma mais barata de testar essa alternativa. Bicicletarias do centro oferecem veículos usados por até 50% do preço denovos. As bicicletas novas mais baratas, vendidas dos supermercados às lojasde móveis, custam cerca de R$ 200. Uma usada pode ser adquirida por preços apartir de R$ 70. Com o valor de uma nova, consegue-se equipamento de segundamão com mais recursos e acessórios.

Cliente alheio

Quem nunca recebeu telefonema de uma operadora de telefone celular tentando "roubar" cliente da outra? A prática segue frequente e mais agressiva do que nunca. Com listas de números de outras empresas, as telefonistas afirmam haver vantagens para quem quiser mudar de prestadora de serviço sem pensar duas vezes. Como não é mais necessário mudar de número para isso, a prática acabou sendo facilitada.

Valores culturais

Dentro do projeto Valores Culturais Paranaenses, a Academia Feminina de Letras do Paraná promoverá, na próxima sexta-feira, dia 27, palestra sobre o escritor e cineasta Valêncio Xavier, falecido em 2008. O responsável pela homenagem será o jornalista José Carlos Fernandes, que por 10 anos foi colega de Valêncio da redação da Gazeta do Povo. O evento será no auditóriodo Centro Paranaense Feminino de Cultura (à Rua Visconde do Rio Branco, 1.717), com início às 15h30.

* * * * *

O Hospital Vita Curitiba comemora 13 anos com o lançamento de dois projetos de voluntariado. Por meio de uma parceria com as Doutoras do Riso e Amigo Bicho, o hospital levará alegria e distração aos pacientes internados nos finais de semana. No último ano, o hospital atendeu a mais de 100 mil pacientes de emergência e 8 mil cirurgias.

*** O Cataratas JL Shopping recebe hoje (22), às 19 horas, uma atração internacional, o Coro Cadore de Belluno, Itália. Foz do Iguaçu foi a única cidade paranaense escolhida para as apresentações do grupo, formado na década de 50 na região de Vêneto. O Coro Cadore é formado por 21 vozes masculinas.

*** O grupo de motociclistas Demônios da Estrada MC comemora no próximo fim de semana (28 e 29 de março), com uma grande festa na Sociedade Shamas, em Colombo, seu primeiro aniversário. Haverá shows com as bandas NSN, Vial, Voyager´s e Sanepa. O evento terá área para camping, praça de alimentação, estacionamento e sorteio de brindes. Informações: (41) 3256-7029.

*** "É sem dúvida mais fácil enganar uma multidão do que um só homem." (Heródoto, historiador grego)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]