Mestres da buzina
Morando em Curitiba há um mês, cidadão vindo de Brasília está impressionado com uma prática curitibana no trânsito: os constantes buzinaços. Segundo ele, em Brasília é proibido buzinar, e os infratores ficam sujeitos a multas. O brasiliense não entende como, numa cidade tao linda e com uma população com educação acima da media brasileira, se age de forma tão primitiva no trânsito. E sugere: "não seria o caso de cortar esse mal pela raiz, por meio de campanhas educativas?"
Pedófilos na Internet
Do Guia para o Uso Responsável da Internet, da GVT, vai essa dica para pais que estejam preocupados com a pedofilia. A ordem é ficar atento com filhos que ficam a maior parte do tempo on line e dispensam outras atividades com a família, que procuram esconder o fechar rapidamente a tela do computador quando alguém se aproxima, que demonstra que conheceu alguém de qujem não pode falar muito, ou sobre quem não revela toda a verdade, ou que apresenta comportamento arredio, nervoso e melancólico, se recusando a conversar sobre seu dia-a-dia.
Fila no shopping
Num shopping do Barigui, no domingo passado, a fila do sorvete ficou ainda maior, porque uma senhora bem arrumada tentava passar o cartão e o estabelecimento não conseguia. O jeito foi chamar a gerente, que não soube resolver o problema nem pediu desculpas para quem aguardou mais de 10 minutos. Ainda ouviram dela a reclamação de que todo mundo resolveu sair de casa na mesma hora. Qual a compra para tanta perda de tempo? Uma garrafa de água mineral.
190 km/h é crime
O movimento popular que cobra uma investigação rigorosa e isenta do acidente envolvendo o deputado Luiz Fernando Carli Filho, que resultou na morte de dois jovens, continua muito forte em Curitiba. Centenas de carros circulam com um adesivo preto que diz "190 Km/h é crime Queremos justiça".
Relógio fino
Leitora percebeu algo que poucos perceberam: a campanha da Provopar "Doe Calor", que está com cartaz nos ônibus, apresenta uma mulher loira com camisa branca a pedir doações. Tudo bem, não fosse o bom relógio de marca a chocar com a imagem da humildade que ela quer passar. Que tal "doe o relógio para este inverno?", sugere.
E o noivo morreu
O que faz um homem "encher a cara" no dia do casamento? Pois um noivo taiwanês morreu no dia do casório, depois de beber muito vinho e cerveja. O homem, de 35 anos, era um corretor de seguros e perdeu a consciência já em sua casa. Mas bebeu durante a festa, num restaurante de Taipei, diante de mais de 100 convidados. Não se sabe se o homem tinha algum problema de saúde.
Aberto à visitação
Fechado por alguns dias, para receber um mobiliário que o tornasse apto a acolçher futuros frequentadores, o Paço da Liberdade reabre suas portas hoje (29). Exatamente dois meses a festiva reinauguração, em 29 de março passado. O visitante encontra informações gerais, biblioteca, café e faz uma viagem pelo passado arquitetônico da Curitiba. Informações: (41) 3234-4200.
Ética para vereadores
A União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) lança no próximo dia 3 de junho o Código de Ética do Vereador. A iniciativa é uma resposta da Uvepar às acusações que os vereadores recebem por desvios de conduta: o código pretende mostrar que esses casos são exceção e que a grande maioria dos vereadores são éticos e honestos. O Código prevê punições rigorosas aos vereadores que não cumprirem seus dispositivos, da advertência pública à cassação do mandato. Cada Câmara Municipal terá que aprovar resolução para colocar o documento em vigor.
* * *
No sábado (30), no apropriado cenário do Clube Concórdia, lançamento do livo "Altdeutschen alemães antigos de 1829", da pesquisadora e escritora Zélia do Nascimento Sell. No dia 27 de junho, o livro será lançado em Rio Negro, cidade que recebeu os primeiros imigrantes alemães chegados ao Paraná. Entre os quais antepassados da autora.
*** A Associação de Defesa Cívica convida para um "show" de autoestima para mulheres, com o tema Os caminhos da sexualidade feminina, palestra proferida por Odegine Graça. Será no dia 30, sábado, às 9 horas, no Hotel Elo. Inscrições: (41) 3363-0992,
*** Hoje (28), às 15 horas, no auditório do Centro Paranaense Feminino de Cultura (Visconde do Rio Branco, 1717), a Academia Feminina de Letras do Paraná realiza mais uma etapa do projeto "Valores Paranaenses". Palestra de Ceres de Ferrante, sobre "Sua vida, sua obra".
*** "Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo." (Guimarães Rosa)
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora