Que situação!
Não bastasse o trabalho de montar e desmontar as barracas todos os dias, os vendedores ambulantes enfrentam um estresse a mais nos últimos dias: proteger as mercadorias da chuva e, ao mesmo tempo, oferecer um mínimo de conforto aos clientes, que não gostam de ficar na goteira enquanto compram alguma coisa. Ontem, com o verdadeiro dilúvio que caiu sobre Curitiba, não foi diferente. O jeito foi vender guarda-chuvas.
Velocidade
Duas engenharias parecem ter sido aplicadas na construção da Via Metropolitana, ligando a futura Linha Verde, no bairro do Atuba, em Curitiba, até Guaraituba, em Colombo a antiga Estrada da Ribeira. Na parte final há bons refúgios e sinalização para os pedestres e demais veículos. Na pista inicial, atravessando os bairros Rio Verde e Maracanã, tudo convida à velocidade, colocando em risco o grande número de pessoas que ali circulam.
Jardim Botânico
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente esclarece que as árvores retiradas do bosque nativo do Jardim Botânico (Entrelinhas de 5 de setembro) eram uvas do japão. Exóticas e com rápida dispersão, eram uma ameaça à biodiversidade do local. Em seu lugar, serão plantadas espécies nativas da região, como uvaias, pitangas, tarumãs e juvevês, espécies que produzem alimento para animais e aves do parque.
Desrespeito
O surpreendente movimento no litoral durante o feriadão da Independência deixou escancarado um problema que deve ser tratado com a máxima urgência para que transtornos ainda maiores sejam evitados durante a temporada: os abusos com o som alto nos carros. Em Caiobá, por exemplo, música se dá para chamar de música o que saía dos possantes auto-falantes dos veículos no volume mais alto foi ouvida de dia e de noite num desrespeito a quem desceu à praia para descansar. Só no sábado à noite a Polícia Militar recebeu mais de 50 ligações de pessoas reclamando do barulho. Apenas com uma ação enérgica, como apreensão do veículo nos casos extremos, será possível impedir a ação desses motoristas que parece só quererem perturbar a paz alheia.
Adelaide?
A mãe de uma analista de informática criou seu e-mail e foi devidamente instruída pela filha para usá-lo. Só que a professora esqueceu de falar do "underline" (_), traço que compõe o endereço eletrônico de muita gente e que, para quem não conhece, acaba soando como nome de gente. A mãe ligou para reclamar: "Achei muito estranho o e-mail de fulano. É assim: 'fulano adelaide sicrano arroba...'".
Independência
Leitora se disse surpreendida com o sentimento cívico vivido em Jaguariaíva, no Norte Pioneiro. Ela conta que o desfile movimentou toda a cidade, que literalmente parou e assistiu a movimentação que durou quase quatro horas. O que mais se comentava após o desfile era que a cidade estava pronta para recomeçar. Esse foi o primeiro desfile de 7 de Setembro depois de muitos anos na cidade.
* * *
Não perca
Aprenda a usar ingredientes típicos das regiões Norte e Nordeste do país para compor pratos exóticos por aqui. É o caso do peixe tucunaré servido com espuma de palmito pupunha e creme de feijão de santarém com tucupi, um amido líquido extraído da mandioca.
No Canal do Bom Gourmet: www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet
* * *
"A liberdade, quando começa a criar raízes, é uma planta de rápido crescimento."
George Washington, ex-presidente norte-americano.