| Foto: Eduardo Aguiar/Gazeta do Povo

Símbolos da segurança pública em Curitiba até o começo dos anos 90, os módulos policiais deixaram de ser utilizados há muito tempo para o atendimento à população e plantão policial – muitos foram colocados abaixo e outros estão abandonados. Agora, o módulo da Praça Osório, no Centro, vai ganhar nova utilidade. Dona do espaço, a prefeitura de Curitiba o emprestava para a Polícia Militar do Paraná (PM); de volta ao município, ele será repassado à Fundação de Ação Social (FAS), que vai transformá-lo em um posto avançado da assistência social para atendimento de pessoas em situação de rua. O objetivo da FAS é estar mais próxima da população de rua, criar vínculos e permitir a ida para outros espaços, como as unidades de acolhimento ou os Centros POP. No espaço também será ofertado o Cadastro Único do governo federal (Cadúnico), que dá acesso aos programas sociais. Ainda não há data definida para a inauguração; mas, nesta segunda-feira (13), funcionários do municípios trabalharam para instalar grades nos vidros do antigo módulo. A previsão é de que o posto avançado da FAS comece a funcionar de forma experimental até o fim de julho.

CARREGANDO :)

Bazar para moradores de rua

CARREGANDO :)

Curitiba vai sediar uma edição da “Street Store” – ação beneficente realizada em várias cidades do mundo com o objetivo de resgatar a dignidade dos moradores de rua, que, durante o evento, poderão experimentar e escolher as doações como se estivessem em uma loja ou bazar, com as peças limpas e organizadas. O evento ocorre no próximo sábado (18) na Praça de Bolso do Ciclista, na Rua São Francisco. As doações de roupas, calçados, livros e kits de higiene já podem ser feitas em dois pontos de coleta: na Bicicletaria Cultural (Rua Presidente Faria, 226, no Centro) e no Estúdio 455 (Rua Floriano Essenfelder, 455, no Alto da Glória). No dia do evento, as doações também serão recebidas no próprio local, a partir das 11 horas.

Amor exigente

O 12º Congresso Nacional de Amor Exigente começa nesta quinta-feira (16) em Curitiba. O evento é voltado para familiares de usuários de drogas e dependentes químicos e para profissionais da saúde que atuam nesta área. A organização é da ONG Amor Exigente (AE), que atende aproximadamente 100 mil pessoas em todo o Brasil. A filosofia da AE é trazer “a conscientização e o debate da responsabilidade social de todos” quando o assunto é enfrentar a dependência química. O congresso vai de quinta até domingo (19) no grande auditório do Teatro Positivo, na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.congressoamorexigente.org.br/eventos.php.

Publicidade

Obras no Água Verde

Um sonho antigo dos moradores do bairro Água Verde começou a virar realidade na última quinta-feira (9): a pista de caminhada no entorno do Cemitério Municipal Água Verde. Um trecho de 1,5 quilômetro vai ganhar calçada e iluminação adequadas para a prática de corrida durante todo o dia. A iniciativa é do Conselho de Segurança (Conseg) do Água Verde, em parceria com o poder público. A proposta foi apresentada na Câmara de Curitiba pelo vereador Felipe Braga Côrtes, e a execução será feita pela prefeitura. Além de incentivar a prática esportiva, a ação deve melhorar a segurança do bairro, pois permitirá maior circulação de pessoas na rua e um ambiente iluminado.

Em ação

Desde o início do ano, o pessoal do Conseg já aproveitava as caminhadas para criar um ambiente de segurança na região. Os grupos de corrida ocorrem todas as quintas-feiras, com saídas de meia em meia hora, das 18 às 20 horas. A concentração ocorre em frente ao cemitério, na Praça Sagrado Coração de Jesus.

Colaboraram: Naiady Piva e Eduardo Aguiar.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate