• Carregando...
 | Luiz José Tavares/Gazeta do Povo
| Foto: Luiz José Tavares/Gazeta do Povo

A devastação do hábitat natural de muitas aves e animais, assim como uma maior oferta de alimentos nas cidades – principalmente nos bairros da periferia – estão fazendo com que aconteça uma mudança nos hábitos de muitos representantes da fauna. Como a pomba da foto – uma espécie bem grande –, integrante de uma família que se mudou há algum tempo para o Xaxim, em Curitiba. Como a região ainda é relativamente rica em vegetação, isso facilita a confecção dos ninhos, e comida também não falta.

Medida exemplar

28 mil casos suspeitos de dengue foram registrados no Paraná de janeiro a abril. Um número que deveria preocupar a população assim como as autoridades da saúde estão apreensivas. Como as pessoas não se sensibilizam com as campanhas educativas, uma medida adotada em Cascavel, pelo Ministério Público, poderia ser a solução: quem mantiver focos de dengue em casa responderá a processo judicial.

Motivo contestado

Autoridades policiais afirmaram durante a semana passada que o aumento no consumo do crack é uma consequência do sucesso das ações de combate ao tráfico, o que teria feito cair a comercialização e o consumo de cocaína no Brasil. Leitora não entende como o aumento do consumo do crack, droga que mata aos poucos milhares de crianças e adolescentes em Curitiba, pode ser algo positivo. Um "passador de pedra", por sua vez, diz que o "boom" do crack se deve na verdade ao seu preço reduzido.

Assim não dá

Leitor que esteve no Farol do Saber Fernando Amaro, na CIC, para fazer uso da internet, teve uma surpresa quando terminou suas pesquisas, cerca de uma hora depois de chegar. Ao pedir para usar o banheiro, a atendente informou-o de que o sanitário era exclusivo dos funcionários. E que, se quisesse, que fosse usar o banheiro do posto de saúde, que fica do lado. Será que um Farol do Saber, que foi feito para atender a população, realmente não tem banheiros para os usuários?

Biblioteca cidadã

Ortigueira, Rebouças e Sengés são os novos municípios que recebem do governo estadual uma biblioteca cidadã. O projeto, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, beneficiará até o fim de 2010 mais de 300 municípios em todo o estado. A edificação reúne cultura e tecnologia e concentra, no mesmo espaço, acervo inicial de quase 2 mil livros e um telecentro, com cinco computadores com acesso à internet. O local também possui salão comunitário, espaço cívico e de recreação.

Capital pioneira

Um pouco de história, do arquivo da jornalista Rosy Cardoso de Sá: por decreto do presidente Vicente Machado, à época da Revolução Federalista, Castro foi, durante três meses e oito dias, capital do estado do Paraná. Foi também a primeira cidade paranaense, elevada a esse status após a instalação da Província. O conselheiro Laurindo (Abelardo de Brito), casado com a castrense Águeda Joaquim do Canto e Silva, foi vereador, presidente da Câmara Municipal e promotor.

Almoço no asilo

Que tal comemorar o Dia das Mães no Asilo São Vicente de Paulo? No dia 9 de maio a instituição realiza um almoço beneficente em homenagem às mães, a partir das 11 horas, no Restaurante da Vovó, anexo ao Asilo (Rua São Vicente, 100 – Juvevê – Curitiba-PR). Serão seis tipos de pratos quentes, dez tipos de saladas, cinco tipos de carne e quatro tipos de sobremesa. E mil tipos de amor e carinho para com os idosos internados. Informações: (41) 3313-5353.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]