• Carregando...
 | Arquivo/Gazeta do Povo
| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Quem estuda a violência doméstica e familiar contra a mulher diz que tratar o problema sem oferecer atendimento ao agressor é como enxugar gelo. Desde 2006, a Lei Maria da Penha determina que os homens sejam envolvidos em atividades de reeducação. Mas as medidas nesse sentido são pontuais no Paraná, mantidas por iniciativa de poucos municípios. A esperança é que a situação mude com um programa prometido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju). O Projeto Basta criará grupos reflexivos para autores de violência doméstica e será desenvolvido por meio dos Patronatos Municipais.

Origem pé-vermelha

O programa será implantado a partir do próximo ano em 15 cidades do estado: Apucarana, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Ponta Grossa, Toledo e Pontal do Paraná. O Projeto Basta se baseia em uma experiência desenvolvida em 2013/2014 em Londrina, em uma parceria entre a Seju, a 6ª Vara Criminal de Londrina e a UEL, com recursos do Ministério da Justiça. O projeto londrinense Caminhos atendeu cerca de 200 homens agressores.

Abram as comportas

Atrasada em mais de três meses na divulgação dos crimes contra o patrimônio, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) promete tornar públicos nesta semana todos os dados. Pelo menos foi o que o titular da pasta, Leon Grupenmacher, afirmou durante entrevista coletiva na semana passada a respeito dos resultados da operação "Brasil Integrado", deflagrada no país inteiro com coordenação do Ministério da Justiça. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da secretaria.

Homicídios

Após a eleição, a Sesp resolveu divulgar as estatísticas de homicídios, barradas pelo governo do estado durante a campanha. A secretaria pretende divulgar agora os dados de crimes contra o patrimônio referentes ao segundo e ao terceiro trimestres.

Cidade Digital

A partir do próximo ano, a cidade de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, espera implantar um sistema que permitirá ao cidadão agendar a sua consulta médica pela internet. Durante o Congresso de Cidades Digitais, marcado para os dias 27 e 28 deste mês em Foz do Iguaçu, o município de Telêmaco será apresentado como exemplo de investimento em tecnologia para a melhoria dos serviços públicos. Por lá, moradores recebem em casa sinal de internet gratuito. As inscrições para o congresso podem ser feitas em: http://congresso.redecidadedigital.com.br.

Bate-papo com Ziraldo

O jornalista, cartunista, desenhista, humorista e escritor Ziraldo está hoje em Curitiba para participar de um bate-papo aberto ao público sobre sua carreira. O encontro, organizado pela Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, começa às 10 h, no Bloco Azul da instituição. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Informações e inscrições: (41) 3317-3414.

Segurança

O Conselho Comunitário de Segurança do Hugo Lange convida os moradores a participarem hoje de uma reunião pública para discutir os problemas do bairro. Será ás 19h30, no Colégio Positivo Ambiental (Rua Itupava, 985).

Fatura solidária

A empresa de telecomunicações GVT acaba de lançar uma fatura digital solidária. Caso o cliente opte por receber sua fatura por e-mail, todo o dinheiro economizado na impressão e no envio dos boletos será destinado a instituições de assistência social. É possível escolher entre três organizações: Gol de Letra, Instituto Ayrton Senna e Hospital Pequeno Príncipe. Mais informações: gvt.com.br/faturasocial.

Colaborou: Diego Ribeiro

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]