A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) deve anunciar nesta quinta-feira o local que receberá os desfiles das escolas de samba em 2014. O evento, que há anos é realizado na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, deve ser transferido para outra região. Conforme matéria publicada há uma semana pela Gazeta, a principal via cotada para se transformar na passarela do samba é a Rua Marechal Deodoro, no Centro da capital paranaense. Em entrevista ao jornal, o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, disse que alguns detalhes técnicos inviabilizam a continuidade das apresentações na Cândido de Abreu. Além de o trajeto ficar em uma curva, há lombadas que atrapalham a passagem dos carros alegóricos. Outro problema é a dificuldade de acesso, tanto para quem vai assistir à festa de carro quanto para quem vai de ônibus.
Também nesta quinta podem ser divulgadas novidades sobre o desfile do bloco Garibaldis & Sacis, que anima os fins de semana que antecedem o carnaval.
Enquete
Segundo a FCC, os primeiros blocos começaram a aparecer em Curitiba por volta de 1920 e a primeira escola de samba foi fundada em 1946, a Colorado, já extinta. No início, os desfiles aconteciam na Rua XV de Novembro. Nos anos 60, passaram para a Rua Barão do Rio Branco, onde permaneceram até 1970. Depois, foram transferidos para a Marechal Deodoro, Rua João Negrão (nas proximidades da Rodoviária) e, finalmente, para a Avenida Cândido de Abreu (foto).
Lombada no Tingui
No último sábado, a coluna mostrou que, após a prefeitura de Curitiba ter asfaltado uma rua que corta o Parque Tingui (Rua Professor Dário Garcia), a lombada que existia no local desapareceu. Sobre esse assunto, o leitor Marcos Grein considera que é preciso "investir na educação dos motoristas e na sinalização e fiscalização do trânsito, eliminando as lombadas, que apenas comprovam o nosso subdesenvolvimento." Opinião diferente tem o leitor Wilson Teigão: "O correto seria a faixa de travessia elevada, bem elevada, nos pontos em que as faixas de caminhada cruzam com a rua."
Lataria rasgada
Ontem pela manhã, um ônibus que tentava sair de uma estação-tubo da Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, acabou batendo o veículo contra a rampa de acesso dos passageiros. Com a colisão, a lataria do veículo foi "rasgada" (foto 2). Segundo a Urbs, o fato aconteceu às 8h50, na estação-tubo da linha Pinheirinho, na plataforma de desembarque. O órgão informou que a batida foi leve e os estragos, pequenos. "O ônibus que teve o problema foi imediatamente substituído na linha e removido", afirmou o órgão em nota enviada à coluna.
Enquete
Em sua opinião, onde os desfiles deveriam ocorrer em 2014? Selecionamos algumas opções e publicamos nos comentários abaixo. Curta ou comente aquela que você considera a melhor escolha.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião