| Foto: Ivan Amorin/Gazeta do Povo

24 quadros por segundo

"É curioso como as cores do mundo real parecem muito mais reais quando vistas no cinema."

As aspas saíram do filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.

CARREGANDO :)

Pesquisas, estudos, cruzamentos de mudas. A família Landim passa grande parte do dia atarefada na estufa de orquídeas que mantém numa chácara em Mandaguaçu, a 20 Km de Maringá. Com 150 espécies nativas e híbridas, eles comercializam a planta há mais de 20 anos. À base de muito cuidado, já conseguiram R$ 3 mil em um exemplar, mas o que aguardam mesmo é encontrar a orquídea de ouro, vendida em um leilão na China, em 2008, que eles acompanharam pela internet e no qual a espécie foi vendida por 193 mil euros. Desde então, a família labuta para encontrar a mesma planta e recriá-la no interior paranaense. "Dá para mudar de vida, quem é que não quer? Já que o nosso trabalho é esse, vamos encontrá-la", diz a matriarca, Ana Maria Landim.

Publicidade

Início

Segundo Ana Maria, a facilidade de comercialização e a tranquilidade do trabalho estimulam a manter o negócio. "Já vi comprador entregando um carro em troca de uma orquídea. Colecionador não se importa com o preço, e a gente adora trabalhar com elas", diz. O investimento no ramo veio do patriarca, Edson Landim, falecido no início deste ano. Ele era funileiro quando foi presenteado com uma orquídea. A delicadeza da flor chamou a atenção e despertou o interesse dele em estudá-la. "Ele investiu em cursos, pesquisas, viajou e se aprimorou. Largou a profissão e comprou a chácara para se dedicar às plantas", conta Ana Maria. Ela, que é professora, e os filhos, Felipe e Tiago, estudantes, agora se ajudam para atender os clientes e participar de feiras e exposições.

Monarquistas

A Frente D. Pedro II, entidade que congrega os monarquistas da capital paranaense, vai promover no dia 8 de novembro, próximo sábado, a edição 2014 do Encontro Monárquico, realizado a cada dois anos. O evento será no Hotel Bourbon, com palestras sobre temas históricos e da atualidade. Um dos assuntos abordados será "As Instituições políticas do Império do Brasil", com o médico e advogado Laércio Lopes de Araújo. Mais informações: (41) 3224-2995 e frented.pedrosegundo@hotmail.com

Escolas premiadas

Publicidade

Como combater o alto índice de casos de doenças causadas pela ingestão de água contaminada no Brasil? O que fazer com o lixo de cada dia? Como aproveitar melhor os recursos naturais no cotidiano sem impactar o meio ambiente? Podemos viver nas cidades sem pensar na mobilidade urbana? Com esses desafios em mente, alunos do ensino médio da rede pública de todo o Brasil elaboraram projetos junto com seus professores para participar do concurso "Respostas para o Amanhã", promovido pela Samsung. Dos 364 projetos inscritos, 20 foram selecionados para a final. Entre eles há três do Paraná (de Santa Helena, Fazenda Rio Grande e Chopinzinho). Agora, os cinco melhores serão publicados na internet (samsung.com/br/respostasparaoamanha), em 24 de novembro, para votação pública. O resultado final acontece no dia 9 de dezembro.

Concurso de redação

Estão abertas até 15 de novembro as inscrições para o 20.º Concurso Infantil de Redação da Biblioteca Pública do Paraná. Neste ano, o tema para o trabalho é "Ter Um Livro Nas Mãos é Viver Uma Aventura." Podem participar crianças de 7 a 13 anos de idade, do ensino fundamental das redes pública e particular de Curitiba e região metropolitana. A inscrição é gratuita. Cada participante poderá concorrer com um trabalho. A redação deverá ser feita pelo aluno na Seção Infantil ou em local com presença de um fiscal, das 8h30 às 18h30.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Publicidade