• Carregando...

Sabe aquele eletrodoméstico velho, mas que ainda funciona, e ficou encostado no canto da casa? Por que não doá-lo para quem precisa? É para unir essa “vontade de quem pode doar com o anseio de quem precisa” que o Instituto GRPCom mantém uma sessão de Classificados Sociais, explica André Petick Dias, coordenador do voluntariado empresarial do instituto. A ideia é possibilitar uma troca entre instituições, empresas e pessoas físicas de objetos ou produtos. É o caso de Jason Baumann, do Ministério Reuna, que oferta “teatro voluntário” pelo site. São peças infantis, como o Ladrão de Alegria, inspiradas no Cristianismo, que o grupo apresenta de forma gratuita para quem agendar, independente de credo; o próximo passo da trupe é montar um espetáculo voltado ao público adulto, o que deve ocorrer nos próximos meses. Para quem se interessar, a contratação pode ser feita com o próprio Jason, pelo (41) 9914-2162. Já na área de serviços, uma ONG que precisa do trabalho de um designer para produzir uma identidade visual, por exemplo, também pode solicitar auxílio. Mas o Instituto GRPCom pede que o cadastro não seja feito nos classificados, mas sim no programa Serviços e Cidadania. Ambos estão disponíveis no site www.institutogrpcom.org.br .

Resolver problemas

Dentre os pedidos de ajuda, ou oferta de bens, que chegam ao Instituto GRPCom, alguns vão parar nos classificados sociais. Mas, antes disso, há todo um crivo. “Primeiro a gente vê se conhece alguém que pode ajudar com aquele material. Queremos intermediar as situações e ajudar antes mesmo de publicar o anúncio”, explica André Petick. O objetivo é esse: mais do que compartilhar pedidos, resolver problemas.

Máquina de costura

Divulgação
AMBB

Um dos anúncios é o de Areadne Dias Cruz, que pede a doação de máquinas de costura. Presidente da Associação de Moradores do Bairro Batel (AMBB), em Antonina, ela tenta tirar do papel um projeto de geração de renda para a comunidade do município no Litoral. A ideia é aproveitar a demanda no mercado de costura para criar um grupo de “economia solidária” e possibilitar emprego para as mulheres da cidade. O grupo já tem uma máquina, conseguida como doação pelo Provopar (foto). Quem tiver máquina de costura ou tecido sobrando, pode entrar em contato pelo (41) 8514-5391 ou pelo ambbantonina@gmail.com .

Pavimentação no Jardim das Américas

A leitora Rosângela Castro relata uma situação curiosa, se não incômoda, vivida por moradores do Jardim das Américas. É que a parte da Rua Teodoro Czyr às margens da BR-277 há tempos precisa ganhar novo asfaltamento. A moradora explica que o local sofre devido ao jogo de “empurraempurra” entre a Prefeitura de Curitiba e a Ecovia, concessionária de pedágio que administra o trecho. Em resposta à coluna, a administração municipal alega que o trecho sem pavimentação da rua “está situado dentro dos limites da área da rodovia administrada pela empresa Ecovia”, mas que, ainda assim, o Executivo faz serviços de manutenção na pista “quando necessário”. Já a concessionária alega que a via é municipal - portanto não é sua atribuição -, mas como está na faixa de domínio da rodovia, a prefeitura deve solicitar autorização para fazer obras no local. Enquanto isso, os moradores seguem sem asfalto.

Samba de bamba

A temporada 2015 do projeto Samba de Bamba começa na próxima terça-feira (3), com o show de Toninho Geraes, na Caixa Cultural. Idealizado pelo Rodrigo Browne (que mantém um programa homônimo na rádio e-Paraná), o Samba de Bamba surgiu em 2013, com a vinda de grandes nomes das rodas cariocas à capital paranaense. Para este ano, são esperados artistas de vários estados brasileiros. Nascido em Belo Horizonte, Toninho Geraes é autor de sucessos como Seu balancê e Mulheres, imortalizados por Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, respectivamente. Os ingressos custam entre R$ 5 e R$ 10 e serão vendidos a partir do próximo sábado (28), na bilheteria do teatro.

Colaborou: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]