Essa é a flor conhecida por nomes como flor-do-baile, flor-cheirosa ou rainha-da-noite, nascida de um cactus brasileiro que tem caule trepador e triangular, que se prende por muros e paredes. Suas grandes flores (mais de 25 centímetros de diâmetro) só abrem à noite e exalam um suave aroma parecido com o da baunilha. Esse tipo de cactus produz um fruto globoso comestível, contendo inúmeras sementes. Consta que a planta tem valor terapêutico no tratamento de doenças do coração, tosses e asma e constipação intestinal.
Leve seu filho
A recomendação é da Secretaria Municipal de Educação, mas vale para pais de alunos de todas as redes: leve seu filho a bibliotecas ou Faróis do Saber, para incentivar a prática da leitura. Em casa, ajude os filhos a lerem em voz alta, mesmo que eles não saibam ler muito bem. E limitem o tempo de televisão e computador.
No site da prefeitura (www,curitiba.pr.gov.br) você encontra os endereços dos Faróis do Saber e bibliotecas.
Pedido de resgate
Essa tática dos bandidos já foi usada alguns anos atrás, mas agora retornou com força: seu carro é roubado e você ainda é convidado a pagar um resgate para tê-lo de volta. Na verdade esse pedido de resgate é feito normalmente antes que você se dê conta do roubo, e os ladrões insistem para que a polícia não seja acionada. O fato de saberem seu telefone indica que você teve um acompanhamento minucioso nos dias que antecederam o fato. Ou seja, eles sabem detalhes das vítimas e provavelmente dos familiares. O ideal seria procurar a polícia.
Tragédia anunciada
A tragédia ocorrida em Minas Gerais, em que 15 pessoas morreram após provável curto-circuito na fiação debaixo da qual um trio elétrico passava, nos alerta para o perigo que está sobre nossas cabeças. A Rua Lourenço Pinto, por exemplo, parece o palco de mortes anunciadas. Bem baixo correm fios soltos. Na frente da antiga clínica Paciornik, ontem, um fio apareceu enrolado em uma árvore. "Dá até medo passar por ali", disse uma senhora. Pode até ser que o fio seja da linha telefônica, mas aos leigos só resta o medo de ser eletrocutado.
Check-in do bem
A rede Slaviero de hotéis inicia o ano retomando sua campanha criada em 2008, em benefício da entidade filantrópica Pró-Renal, que oferece assistência aos pacientes renais crônicos. Por meio dela, o cliente que optar por colaborar, no momento do check-in, a cada dia hospedado ele automaticamente doa dois reais para a entidade. A campanha vale para todas as unidades de Curitiba e para a de Pinhais.
O terror das "madames"
Estamos na época de frutificação da "pega-pega", uma leguminosa muito bem valorizada no campo por ser ótima opção de consórcio com gramíneas, e as "madames" donas de cachorros mais peludos quase arrancam seus próprios cabelos. É que os animaizinhos gostam de correr pelos gramados de parques e praças, e em muitos deles existe essa plantinha, cujas sementes grudam nos pelos e nas roupas de pessoas. Mas nada que uma boa escovada não resolva.
* * * * * *
"Poucos são aqueles que veem com seus próprios olhos e sentem com seus próprios corações."
Albert Einstein, gênio.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora