O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe) comemora o dia do professor, nesta quinta-feira (15), com uma palestra show. O convidado é o professor Renato Casagrande (foto), que vai falar sobre o papel do professor na contemporaneidade, de “cientista, artista e tecelão de mentes e almas”. A abertura será feita pelo professor José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo. A entrada é gratuita para qualquer pessoa vinculada às escolas associadas do Sinepe. É nesta quinta, às 19h30, no auditório do Teatro Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300). A lista de escolas associadas está disponível em www.sinepepr.org.br.
20 anos de Celin
Há duas décadas, o ensino da língua estrangeira em Curitiba passa pelo Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (Celin). Há 20 anos, o centro funciona como uma escola de línguas popular. Alunos da universidade treinam a prática em sala de aula, por um lado. Por outro, idiomas estrangeiros são popularizados. O Celin montou uma programação especial para comemorar o aniversário. Começa nesta quinta (15), com uma mesa redonda sobre ensino de línguas, às 14h, e segue com a programação acadêmica. O encerramento é na sexta (16), a partir das 17h, com o show da Big Belas Band, da Embap.
Pão sem imposto
O dia de comprar pão sem imposto está chegadno. O pão francês vai ser vendido com 22,5% de desconto na próxima sexta-feira (16), em padarias de Curitiba e Região Metropolitana ligadas ao Sindicato da Panificação do Paraná (Sipcep). Conforme a coluna divulgou no último dia 5, a ação “o justo e o certo” é um protesto dos empresários contra a carga tributária que incorre no preço do pão, que eles consideram alta. A lista de padarias que participam da ação pode ser conferida no site www.sipcep.org.br.
Congresso Down
Começa nesta quinta-feira (15), em Curitiba, o VII Congresso Brasileiro Sobre Síndrome de Down. Voltado para profissionais da saúde, familiares e pessoas com síndrome de down, o evento deve reunir grandes especialistas do tema. Entre eles o médico Zan mustacchi, primeiro latino-americano a receber o prêmio da organização Drown Syndrome Internacional, dos Estados Unidos. O evento é realizado pela Associação Reviver Down e pelo Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clínicas da UFPR.
Residências inclusivas
A programação do congresso inclui um debate sobre as moradias para pessoas com deficiência. A secretária da Pessoa com Deficiência de Curitiba, MIrella Prosdocimo, debate o tema com a economista Flávia Poppe, do Instituto JNG. É nessa sexta-feira (16), às 16h30, no Congresso Down, no Centro de Eventos Expo Unimed. Inscrições pelo telefone (41) 3315-0808 ou pelo site www.down2015.com.br.
Snapchild
O mês das crianças é tempo de comemoração. Mas também de alerta. A prefeitura de Curitiba resolveu aproveitar a época para chamar atenção a um triste fato: o desaparecimento de crianças. São 40 mil desaparecidos todos os anos, no Brasil todo. A campanha, criada pela agência Master, está sendo veiculada via SnapChat. A rede social possibilita que fotos e vídeos sumam após um tempo máximo de 10 segundos. A campanha “Snapchild” traz as crianças desaparecidas nos vídeos, que somem, em uma meta-linguagem. Para acessar basta seguir “prefscwb” no aplicativo.
Snap 2
Quem também entrou no Snapchat recentemente, aliás, foi a Gazeta do Povo. Para seguir o perfil “gazetadopovo” para conferir imagens exclusivas, com os bastidores da cobertura jornalística, imagens de eventos (como o Prêmio Bom Gourmet), entre outras ações.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
Musk promete “máxima transparência” à frente de departamento no governo Trump
Sob Trump, EUA devem se distanciar da guerra da Ucrânia e de sua relação com a Europa
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião