Os visitantes do Parque Estadual Pico Paraná não precisam mais pagar para entrar no local – entre Antonina, no Litoral, e Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Muitas trilhas ficavam em propriedades privadas e o acesso era cobrado por fazendeiros da região. Mas agora uma área de passagem foi desapropriada pela prefeitura de Campina Grande do Sul e será repassada ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Isso vai possibilitar um novo caminho para chegar ao local, sem porteiras, ou seja, sem cobrança. O parque está no ponto mais alto do Sul do país, a 1.877 metros acima do nível do mar. Para chegar pela BR-116, é preciso entrar à direita na ponte do Rio Tucum, após o posto “Tio Doca”. De lá, é preciso seguir por cerca de seis quilômetros pela estrada sinalizada até o início da trilha, que dá acesso ao parque.
Festival Pipa reúne juventude e cultura
Está marcado para o próximo dia 16 de agosto o Festival Pipa, contra a redução da maioridade penal. O evento deve reunir artistas que defendem a adoção de políticas públicas para a juventude, como os incentivos financeiros para projetos culturais e a criação de espaços abertos à juventude, com programações acessíveis. Mais de 40 artistas já estão confirmados, dentre eles Estrela Leminski e Téo Ruiz, a banda Makai e a cantora Janine Mathias. A Defensoria Pública do Estado do Paraná estará presente e vai prestar orientação jurídica gratuita à população. Será no Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79), a partir das 10 horas. Mais informações pela fanpage www.facebook.com/pipafestival.
Simpósio de games
Esta semana será de eventos para programadores na Uniandrade. Na terça-feira (4), o professor Santiago Viertel (sócio da empresa CEU Games) ministra a palestra “Programando Games”, para jogos em plataforma Android. Já na quarta-feira (5), é a vez da 3.ª etapa do Circuito Curitibano de Software Livre. Há 20 vagas para o público externo, que pode se inscrever pelo cursosdeinformatica@uniandrade.edu.br. A Uniandrade fica na Rua João Scuissiato, 1, no bairro Santa Quitéria . O simpósio começa às 19 horas.
FAE Sênior
Programa de educação continuada para a terceira idade, o FAE Sênior faz sua aula inaugural nesta terça-feira (4). O frei Jairo Ferradin, coordenador do curso de Filosofia do centro universitário, vai falar sobre a “maturidade psicológica e espiritual: o autoconhecimento na fase adulta da vida”. A proposta do FAE Sênior é proporcionar um espaço de educação, convívio e socialização para o público da terceira idade. As aulas são às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas. Mais informações pelo (41) 2105-4078 ou no site www.fae.edu/faesenior.
Humanização
Estão abertas as inscrições para o VI Congresso de Humanização do Grupo Marista. O evento deve abordar humanização na área da saúde, com troca de experiências entre profissionais e acadêmicos. O congresso é voltado para a sociedade civil organizada, gestores municipais e estaduais, profissionais da saúde e da infância, da assistência social, representantes dos conselhos tutelares e de conselhos de direitos. Será entre os dias 10 e 12 de agosto, na PUCPR. Inscrições pelo site www.congressodehumanizacao.pucpr.br.
Tráfico de pessoas
A luta contra o tráfico de pessoas é o novo tema de selos dos Correios. A série especial é uma parceria com a União Postal das Américas, Espanha e Portugal (Upaep). Selos de todo o mundo devem fazer parte da campanha. As publicações trazem mãos atadas por correntes que se desfazem, o que significa a libertação das vítimas do tráfico humano. O coração azul simboliza o enfrentamento a essa prática; os pássaros azuis representam a esperança. A tiragem é de 900 mil unidades. O valor é de R$ 3,25 por selo. Pode ser adquirido em www.correios.com.br/correiosonline, nas agências e na central de vendas a distância.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate