• Carregando...
 | Valdecir Galor/ SMCS
| Foto: Valdecir Galor/ SMCS

Muito se fala do perigo de consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir. Mas a negligência de pedestres alcoolizados também pode provocar acidentes. No ano passado, dos 107 pedestres que morreram no trânsito de Curitiba, 15 (14%) haviam bebido, segundo dados do Comitê de Análise de Acidentes Fatais do Projeto Vida no Trânsito. O projeto Vida no Trânsito integra uma ação global coordenada pela Organização Mundial de Saúde, Organização Panamericana de Saúde, Fundação Bloomberg Philanthopies e Johns Hopkins University. Além de Curitiba, outras quatro cidades brasileiras foram selecionadas para integrar o projeto: Campo Grande (MS), Palmas (TO), Teresina (PI) e Belo Horizonte (MG). Esses municípios devem elencar medidas para redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito na década 2011 a 2020, com meta de redução de 30%.

Nunca é demais lembrar: ciclistas que ingerem álcool também ficam mais suscetíveis a acidentes. O cuidado no trânsito deve ser de todos.

Insegurança nas Mercês

Um Módulo Móvel Itinerante (MMI) da Guarda Municipal de Curitiba está desde a semana passada no bairro Mercês, na Praça Frei Ricardo (esquina da Avenida Manoel Ribas com a Rua Jacarezinho). Foi nesse local que os moradores realizaram, no início de outubro, uma manifestação por mais segurança na região. O MMI ficará no bairro até 12 de novembro, sempre das 8 às 18 horas. Segundo o Conselho Comunitário de Segurança das Mercês, a estrutura conta com dois guardas municipais, que ficam na van e podem prestar atendimento a quem os procurar. Além disso, há uma equipe de três guardas com motocicletas que faz rondas num raio de um quilômetro ao redor do ponto base e mais uma viatura que fica em locais próximos.

Operações

O projeto dos Módulos Móveis Itinerantes foi lançado em abril deste ano, na Praça 29 de Março. Segundo a prefeitura, em seis meses a operação passou por 20 pontos da cidade. Atualmente, além das Mercês, há outro módulo instalado na Praça Abílio de Abreu, no Guabirotuba. As próximas regiões que vão receber o MMI são o Largo da Ordem e o Parque Barigui. Como você avalia essa política? Ela contribui para a diminuição da violência?

Litoral em debate

Qual o caminho para aliar desenvolvimento socioeconômico com preservação do meio ambiente? A pergunta será tema de análise no 2.º Seminário Regional sobre Investimentos e Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná. O evento ocorre amanhã, em Paranaguá, no Instituto Federal do Paraná. As inscrições são gratuitas. Mais informações: (41) 3422-0299 e www.idem.adm.br.

De olho no poder público

Hoje, às 9 horas, será aberto em Curitiba o 4.º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais. O evento, promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB), prosseguirá até quarta-feira. O objetivo principal é fortalecer a Rede OSB, por meio de informações, novas parcerias e estímulo ao surgimento de novas entidades. Os observatórios promovem o monitoramento de compras públicas nos municípios. Eles já estão presentes em pelo menos 77 cidades, de 14 estados diferentes. O evento será na Fiep (Av. Comendador Franco, 1341). Inscrições gratuitas: www.osbrasil.org.br

24 quadros por segundo

"De que adianta ter asas se você não pode sentir o vento?"

As aspas foram extraídas do filme Cidade dos Anjos, de 1998. A produção narra a história de um anjo que se apaixona por uma mortal. O amor faz ele desistir da eternidade para ficar com ela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]