• Carregando...
 | Idomar Augusto Cerutti/Divulgação
| Foto: Idomar Augusto Cerutti/Divulgação

Ponta Grossa também tem seu projeto estilo "Tuboteca". Mais de 23 mil livros de literatura estão circulando ou à espera de leitores no município por meio do projeto "Pegaí – Leitura Grátis". A iniciativa começou em julho de 2013, mais ou menos na mesma época do projeto curitibano, com atividades itinerantes de arrecadação e distribuição de livros, as chamadas "Pegadas". Atualmente, em paralelo com esses eventos, conta com dez estantes permanentes, nas quais os leitores podem retirar os livros sem cadastro e sem data definida para devolução.

Geladeira de livros

Uma das estantes mais curiosas é a "geladeira" de livros, que fica na entrada do supermercado Tozetto do bairro Oficinas. "Antes ela guardava refrigerantes e agora distribui cultura", observa o professor Idomar Augusto Cerutti, que idealizou o projeto. Segundo ele, um dos próximos passos é instalar uma estante num ponto de ônibus da cidade. Mais informações sobre como doar ou retirar livros: contato@pegai.info ou facebook.com/ProjetoPegaiSeparação do lixo

Vários leitores têm procurado a coluna para opinar sobre a coleta de lixo orgânico e de resíduos recicláveis no mesmo dia, mudança implantada temporariamente em 18 dos 75 bairros de Curitiba. Nessas regiões, a prefeitura orienta os moradores a acondicionarem o lixo comum em sacos pretos e o reciclável, em sacolas azuis. Gabriela Machado diz que não sai barato comprar saco de lixo e sugere algo diferente. "Partindo do pressuposto de que muitos curitibanos utilizam sacola de mercado como saco de lixo, inviabilizando as cores exigidas para a tal organização da separação, a ideia é fazer uma campanha para que os moradores delimitem suas lixeiras em duas partes, uma para reciclável e outra para orgânico, com avisos indicativos". Você já está separando de alguma forma diferente o seu lixo? Como? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br. Desrespeito duplo

Nesta quinta, o leitor João Suckow Ribas flagrou um duplo desrespeito no estacionamento do Mercado Municipal de Curitiba (foto). "Só há uma vaga reservada para deficientes, ao lado de apenas duas outras destinadas a idosos, mas o motorista deste carro criou uma extra que praticamente inutilizou a vaga para pessoas com deficiência. Como a foto comprova, estacionou em uma faixa que demarca o espaço necessário para que o deficiente, na maior parte das vezes cadeirante, tenha espaço para abrir bem a porta do carro e colocar a cadeira de rodas", critica. Ele recomenda que a prefeitura exija ou fiscalize o uso correto das vagas especiais.

Bingo

A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) promove neste domingo a última edição de 2014 do tradicional bingo mensal em prol dos cães e gatos que dependem da entidade para sobreviver. O evento acontece às 14 h, no Paraná Clube. A entrada é gratuita e as cartelas serão vendidas na hora por R$ 3. O prêmio principal é uma TV LED – HDTV.

Horário novo no Zoo

A partir deste fim de semana, o Museu de História Natural, o Museu Botânico, o Zoológico e também o terrário e o aquário do Passeio Público terão novo horário de atendimento ao público. As unidades passarão a atender das 10 às 16 horas nos sábados, domingos e feriados. Durante a semana não haverá alterações no horário. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a mudança faz parte de um processo de padronização dos horários de funcionamento dos equipamentos do órgão e garantirá o bem-estar dos animais e a manutenção do acervo.

Colaborou: Derek Kubaski, especial para a Gazeta do Povo

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]