Ponta Grossa também tem seu projeto estilo "Tuboteca". Mais de 23 mil livros de literatura estão circulando ou à espera de leitores no município por meio do projeto "Pegaí Leitura Grátis". A iniciativa começou em julho de 2013, mais ou menos na mesma época do projeto curitibano, com atividades itinerantes de arrecadação e distribuição de livros, as chamadas "Pegadas". Atualmente, em paralelo com esses eventos, conta com dez estantes permanentes, nas quais os leitores podem retirar os livros sem cadastro e sem data definida para devolução.
Geladeira de livros
Uma das estantes mais curiosas é a "geladeira" de livros, que fica na entrada do supermercado Tozetto do bairro Oficinas. "Antes ela guardava refrigerantes e agora distribui cultura", observa o professor Idomar Augusto Cerutti, que idealizou o projeto. Segundo ele, um dos próximos passos é instalar uma estante num ponto de ônibus da cidade. Mais informações sobre como doar ou retirar livros: contato@pegai.info ou facebook.com/ProjetoPegaiSeparação do lixo
Vários leitores têm procurado a coluna para opinar sobre a coleta de lixo orgânico e de resíduos recicláveis no mesmo dia, mudança implantada temporariamente em 18 dos 75 bairros de Curitiba. Nessas regiões, a prefeitura orienta os moradores a acondicionarem o lixo comum em sacos pretos e o reciclável, em sacolas azuis. Gabriela Machado diz que não sai barato comprar saco de lixo e sugere algo diferente. "Partindo do pressuposto de que muitos curitibanos utilizam sacola de mercado como saco de lixo, inviabilizando as cores exigidas para a tal organização da separação, a ideia é fazer uma campanha para que os moradores delimitem suas lixeiras em duas partes, uma para reciclável e outra para orgânico, com avisos indicativos". Você já está separando de alguma forma diferente o seu lixo? Como? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br. Desrespeito duplo
Nesta quinta, o leitor João Suckow Ribas flagrou um duplo desrespeito no estacionamento do Mercado Municipal de Curitiba (foto). "Só há uma vaga reservada para deficientes, ao lado de apenas duas outras destinadas a idosos, mas o motorista deste carro criou uma extra que praticamente inutilizou a vaga para pessoas com deficiência. Como a foto comprova, estacionou em uma faixa que demarca o espaço necessário para que o deficiente, na maior parte das vezes cadeirante, tenha espaço para abrir bem a porta do carro e colocar a cadeira de rodas", critica. Ele recomenda que a prefeitura exija ou fiscalize o uso correto das vagas especiais.
Bingo
A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) promove neste domingo a última edição de 2014 do tradicional bingo mensal em prol dos cães e gatos que dependem da entidade para sobreviver. O evento acontece às 14 h, no Paraná Clube. A entrada é gratuita e as cartelas serão vendidas na hora por R$ 3. O prêmio principal é uma TV LED HDTV.
Horário novo no Zoo
A partir deste fim de semana, o Museu de História Natural, o Museu Botânico, o Zoológico e também o terrário e o aquário do Passeio Público terão novo horário de atendimento ao público. As unidades passarão a atender das 10 às 16 horas nos sábados, domingos e feriados. Durante a semana não haverá alterações no horário. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a mudança faz parte de um processo de padronização dos horários de funcionamento dos equipamentos do órgão e garantirá o bem-estar dos animais e a manutenção do acervo.
Colaborou: Derek Kubaski, especial para a Gazeta do Povo
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião