“Vaza lixão”. Foi com essa expressão que um guarda municipal “pôs para correr” um morador de rua, no fim da manhã da última sexta-feira (29). O homem estava num degrau da estação-tubo Bom Jesus, ao lado da Igreja do Cabral. O guarda veio motorizado, pela canaleta, em companhia de outro colega, abriu a janela do carro e soltou o insulto. O morador – que não estava importunando ninguém – desceu a Avenida João Gualberto em disparada. Era um maltrapilho, de pé no chão.

CARREGANDO :)

Vínculo?

CARREGANDO :)

Questionada, a direção da Guarda Municipal levantou a hipótese de que o morador de rua e o guarda poderiam ser conhecidos – o que faria de “lixão” um tratamento consentido entre os dois, ainda que reprovável. Considerou também a possibilidade de que o morador seja usuário de drogas, dado a pequenos furtos na estação-tubo, o que é comum, e que o policial o estivesse monitorando. “Talvez eles tenham vínculo”. A Guarda, porém, entende que nada justifica o tratamento e que vai averiguar quem fazia a ronda na região – que está no limite de duas regionais, Matriz e Boa Vista.

Formação da guarda

Para o inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, coordenador da Guarda, o agente fugiu à regra. “Esse procedimento está fora da cartilha”, diz. No último ano, segundo ele, a corporação fez 25 mil atendimentos; desses, 14 foram considerados negativos e quatro foram corrigidos, inclusive com exonerações. “Cada membro da Guarda recebe 80 horas de formação a cada ano. Estamos focados no conceito de polícia comunitária. Falhas existem, é claro. Precisamos corrigir”, reforça o inspetor, ao ser questionado sobre o papel da Guarda Municipal – que é o de cuidar e não o de humilhar.

Publicidade

Leve Curitiba

Capivaras, “turins” e petit-pavê da loja Leve Curitiba agora têm um novo endereço. O Shopping Estação, no Centro da cidade, ganhou um quioesque da rede. São objetos que trazem a cara de Curitiba. A renda é revertida para as ações do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). As compras também podem ser feitas pela internet: www.levecuritiba.com.br.

Laboratório UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugurou nesta segunda-feira (1.º) um laboratório de análises clínicas com tecnologia de ponta para o seu hospital universitário (HURCG). Na prática, significa maior agilidade para os pacientes internados no hospital, além de uma chance de aprendizado para os alunos da instituição. Um dos equipamentos permite rapidez no exame D-dímero, necessário para detectar casos de suspeita de trombose venosa ou de tromboembolismo pulmonar.

Animais 1

A Associação Vida Animal (Avan) promove no dia 20 de junho um Festival de Sopas, no restaurante Villa Domus. São cinco tipos: canja, ministrone, legumes, creme de abóbora e eslava. Os ingressos custam R$ 25, e o dinheiro será revertido à associação, que cuida de animais de rua na região de Curitiba. A data é um sábado e o evento vai das 18 às 21 horas, na Rua Padre Agostinho, 646. Para convites e mais informações, acesse www.facebook.com/avancuritiba.

Publicidade

Animais 2

Já o pessoal do Tomba Latas, que também apoia animais abandonados, organiza um bazar de bijuterias. Para organizar o “Bijoux da Lulu”, o grupo pede doações de brincos, pulseiras e coleiras, além de alicates e ferramentas em bom estado. O material vai ser arrecadado durante a Feira Gastronômica do Alto Juvevê, nos dias 6 e 7 de junho. Para saber outras formas de ajudar, acesse a página www.facebook.com/tombalatas?fref=ts.

Junho no “Agendão da Gazeta”

Já está no ar a tabela com os eventos da comunidade de junho do “Agendão da Gazeta”. Tem de tudo um pouco: palestras, eventos beneficentes, exposições, festas de igreja e muito mais. Confira em http://bitly.com/agendao-junho . Você também pode enviar informações sobre o seu bairro, escola, igreja, ONG e outros para o e-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Colaboraram: Naiady Piva, José Carlos Fernandes e Fernanda Leitóles.