Lembram aquela musiquinha infantil que falava do sapo cururu, aquele que quando canta é porque está com frio? Lembram também que muita gente pensava que o correto era "sapo jururu", porque cantava triste? (O Aurélio, aliás, aceita a versão "jururu"). Pois a tarde fria de ontem mostrou outro animal jururu, um pombo sobre o ombro do Homem Nu, na Praça 19 de Dezembro. Há vários dias sem ver o sol, o coitado do pássaro tem motivos de sobra para estar triste. Afinal, se a falta de sol muda o comportamento das pessoas, por que não faria o mesmo com as aves?
Leve seu filho
Com esse tempinho frio e chuvoso, nada melhor que levar seus filhos ao cinema. Shrek para sempre, Toy Story 3, Príncipe da Pérsia as areias do tempo e Ponyio uma amizade que veio do mar são boas opções de filmes em exibição. Onde eles estão passando? Confira em http://guia.gazetadopovo.com.br
McDia Feliz 2010
O Instituto Ronald McDonald lança hoje, às 15 horas, em evento no auditório da Associação Comercial do Paraná, o McDia Feliz 2010. É a maior campanha no país em benefício de crianças e adolescentes com câncer. No último sábado de agosto, todos os recursos arrecadados com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer em Curitiba, a Associação de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner.
Por que fugir?
Que bom seria se todos assumissem sem problemas suas burradas no trânsito... Por exemplo, quando alguém provoca um acidente, é falta de civilidade não parar. Foi o que aconteceu ontem pouco antes das 13 horas na Alameda Princesa Isabel (preferencial) com a Rua Cândido Hartmann, no Bigorrilho. Um motorista atravessou a Princesa Isabel e bateu na lateral de um Clio hatch. Até parar o carro, a dona do veículo percebeu que o irresponsável que provocara o acidente tinha ido embora. A motorista nem pode ver quem era... Alguém anotou a placa?
Músicos no coletivo
Jovem casal embarcou ontem no começo da tarde num ônibus no ponto próximo ao Museu Oscar Niemayer, no Centro Cívico. Chamaram a atenção porque ela carregava um violino e ele um violoncelo, instrumentos nada típicos dos jovens de hoje em dia. De repente, a moça passou a rabiscar com um lápis nos papéis que trazia. Fazia observações numa partitura musical, quem sabe até sugerindo alguma alteração de arranjo. Passageiros diferentes, sem dúvida.
Mercês - Guanabara
Alguém conhece o bairro Guanabara? Praça Guanabara? Rua Guanabara? Não? Pois há mais de 40 anos circula um ônibus chamado Mercês Guanabara. Antigamente, Guanabara era uma praça que existia no início da Avenida dos Estados, no bairro Água Verde, mas que hoje recebe a denominação de Praça Abdo Elias Bittar. Por que não alterar o nome da linha, então? Mercês Água Verde ou Mercês Paraná Clube, uma vez que o ponto final é próximo a esse clube? A pergunta é de um leitor acostumado a observar as coisas da cidade.
Marechal Floriano
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, assinou ontem o edital de licitação para revitalização da Avenida Marechal Floriano Peixoto (trecho entre a Linha Verde e o Terminal do Carmo). A obra terá extensão de 3.480 metros, foi orçada em aproximadamente R$ 8 milhões e deverá começar em 10 de janeiro de 2011. A obra incluirá recape e fresagem das pistas lentas. Também serão feitos cerca de sete quilômetros de calçadas. Outra novidade é a implantação de uma ciclofaixa. O prazo para execução será de 300 dias.
* * * * *
"Eu fecho meus olhos e o mundo inteiro morre subitamente; eu abro meus olhos e tudo nasce novamente."
Sylvia Plath, escritora norte-americana.