Uma dúvida comum quando pensamos em coleta seletiva do lixo diz respeito ao isopor. Ele é reciclável? Como deve ser descartado? A resposta à primeira pergunta é "sim": atualmente o EPS (Poliestireno Expandido), mais conhecido como isopor, já é reaproveitado pela indústria. Esse material é aquele encontrado na bandeja dos frios que a gente compra no supermercado e em embalagens para lanches e bebidas. Segundo o Movimento Viramais, que incentiva a reciclagem de objetos de EPS, o ideal é lavar as embalagens rapidamente e depois cortá-las e amassá-las, para reduzir o tamanho antes de mandá-las para a reciclagem. O EPS não deve ser jogado no lixo comum e muito menos na rua, porque é muito poluente, entope bueiros, diminuiu a vida útil dos aterros e demora décadas para se decompor.
E depois?
O Viramais é desenvolvido pela empresa de embalagens para alimentos Meiwa, de São Paulo. De acordo com o movimento, no centro de reciclagem as embalagens de EPS são lavadas e colocadas em uma máquina. Após ser exposto a altas temperaturas, o material se transforma em bastões, que são triturados e viram grãos. Os grãos são encaminhados, então, para uma empresa transformadora, que os utiliza na fabricação de rodapés, molduras para quadros e espelhos, solados de sapatos, entre outros objetos.
Nas escolas
Para mostrar que o isopor pode voltar à cadeia produtiva, o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná promove pelo quinto ano consecutivo o projeto Planeta Reciclável, realizado em parceria com a Meiwa. No início do ano, alunos do ensino fundamental da região de Curitiba assistiram a palestras sobre reciclagem de resíduos sólidos e educação ambiental. Depois dessa primeira etapa, os estudantes foram convidados a participar de um concurso cultural sobre a reciclagem do isopor. Eles poderão apresentar trabalhos manuais, como esculturas e maquetes, ou intelectuais, como vídeos e peças de teatro. Os melhores projetos serão premiados na V Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos, que será nos dias 5, 6 e 7 de junho, no Shopping Palladium.
High School na Suíça
Curitiba recebe hoje representantes de tradicionais escolas suíças para o Workshop High School Suíça. O evento, promovido pela Central de Intercâmbio, traz aos estudantes brasileiros de 14 a 17 anos informações sobre as oportunidades de ensino médio naquele país. As palestras serão realizadas a partir das 19 horas no Slaviero Full Jazz Bar, na Rua Silveira Peixoto, 1.297, no Batel. Uma das instituições que serão apresentadas no evento é o Aiglon College. As vagas são limitadas. Inscrições: (41) 3342-3032 ou deborahg@ci.com.br
Identidade visual
A UFPR abriu concurso para escolher um logotipo para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da instituição. As inscrições vão até 25 de abril e o vencedor receberá como prêmio R$ 1 mil, além de certificado. Realizado pela Assessoria de Comunicação e Marketing da Federal, o concurso levará em conta estrutura, criatividade e eficiência na comunicação da mensagem. A participação pode ser individual ou em equipe. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no Bureau de Comunicação, no 2º andar do Edifício D. Pedro II, na Reitoria da UFPR. O resultado será divulgado até 12 de maio. Mais informações: http://goo.gl/DMQNJN.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.