A operação "troca calçada" continua a mil pela cidade, em especial no entorno da agora incerta subsede da Copa do Mundo, a Arena da Baixada, na divisa dos bairros Água Verde e Rebouças. Apesar de todos os argumentos em prol da mobilidade, difícil não amargar a sensação de desperdício a cada nova troca de piso. O problema era dos eternos granitos antigos agora trocados por porosos e frágeis tijolinhos de cimento ou da manutenção? Em áreas da cidade como na Rua Buenos Aires onde bons calceteiros trabalharam, a condição das calçadas é excelente, inclusive para cadeirantes e idosos. Já dos novos revestimentos não se pode dizer o mesmo: basta um caminhão de mudança estacionar ali para que se quebrem. As manutenções, verdade seja dita, seguem o modelo antigo são bem mais ou menos.
Operários do Batel
Na época em que foi fundado, o hoje nobre Batel, em Curitiba, era um bairro meio residencial, meio industrial. Grandes fábricas estavam instaladas na região, o que motivou os curitibanos Othilio Shutz, Roberto Sena e Benemérito João de Milo a criar, 110 anos atrás, a Sociedade Beneficente dos Operários do Batel. Conta-se que lá não se discutia apenas assuntos profissionais. A entidade promovia bailes de carnaval e de gafieira, além de ser sede de um time de futebol. Com o tempo, a Sociedade foi se desfazendo, até que o salão começou a ser arrendado para outras atividades. Há pouco tempo o prédio passou por uma grande obra (foto), preservando sua fachada original. Feita a reforma, o objetivo agora é resgatar histórias daquela época.
...Para isso, foi criado o blog Novos Operários do Batel. Os curitibanos poderão enviar sua história ou fotos para contato@novosoperariosdobatel ou publicar nas redes sociais utilizando a hashtag #novosoperarios. Mais informações: www.novosoperariosdobatel.com.br Sem vagas Ele não é motociclista, mas diz se sensibilizar com a situação de quem está sobre duas rodas e não encontra lugar para estacionar nas vias públicas de Curitiba. O leitor Jorge Celestino Buso cita como um dos pontos complicados o trecho da Rua Camões em frente ao Polloshop, no Alto da Rua XV. "Naquela região há constantes atritos entre motociclistas e motoristas. Há muitas motos e poucos espaços próprios para elas", diz. Programação infantil A partir de amanhã e até sexta-feira, o espaço FTD Digital Arena, no campus Prado Velho da PUCPR, terá programação especial de férias para o público infantil. O filme Recife Encantado será exibido às 14 horas. Já o filme Galileu terá sessão às 16 horas. A programação conta com oficinas de entretenimento educacional criadas especialmente para estimular a criatividade. Os ingressos custam R$ 24 para a sessão de filme e a oficina. Mais informações: www.ftddigitalarena.com.br
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.