• Carregando...
 | Divulgação/Corpo de Bombeiros do Paraná
| Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Paraná

Foi em 1912 que o então presidente do Paraná Carlos Cavalcanti de Albuquerque criou o Corpo de Bombeiros do estado do Paraná. Mais do que centenária, a instituição comemora em 2015 os dez anos da incorporação das mulheres em seu quadro de oficiais. Isso mesmo. Foi só em abril de 2005, quando os setores da Polícia Militar Feminina (que atuavam na proteção de adolescentes, mulheres e idosos) foram extintos por lei, que a distinção entre homens e mulheres deixou de existir na corporação. Naquele ano foi realizada a primeira Escola de Formação de Soldados com a presença de 23 mulheres. Elas estavam divididas em dois batalhões com 22 homens, o que permitiu a “igualdade de formação entre os sexos, impedindo as distinções e diferenciações”, segundo nota da corporação. O grande dia das comemorações será na quinta (9). Haverá uma solenidade interna, na qual será feita uma homenagem às 119 mulheres que hoje fazem parte do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Igualdade nas diferenças

A primeira turma mista da história provou que mulher tem capacidade técnica e física para o trabalho no Corpo de Bombeiros. Para promover a igualdade, a instituição se deparou com dificuldades: foi preciso adequar o espaço físico para homens e mulheres, bem como a tabela de testes de habilidades. No edital para o concurso realizado em 2011, por exemplo, as mulheres tinham de completar a corrida de 2,8 mil metros em tempo inferior a 13 minutos para conseguir pontuação máxima – para os homens, o tempo é de 11 minutos. Já nas provas de mergulho e natação, os critérios são iguais (três metros em apneia e nadar 50 metros, respectivamente). Hoje, as mulheres estão presentes em todas as funções dos bombeiros, seja em áreas administrativas, de atendimento hospitalar, no combate a incêndios ou no salvamento terrestre e aquático.

Dia da saúde

Quem passar nesta terça-feira (7) em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP), na Rua XV de Novembro, pode aproveitar as ações de prevenção à saúde ofertadas pela entidade, em parceria com a Clinipam. Mais de mil exames de glicose, aferição de pressão, cálculo de IMC e avaliação postural serão feitos gratuitamente, das 9h às 17h. A ação marca o Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta terça-feira, segundo definição da Organização Mundial da Saúde.

Rainha da Kiwi Fest

A cidade de Mallet, entre São Mateus do Sul e Porto União, no Sudeste do estado, elege nesta semana a rainha da 19ª Kiwi Fest. O evento ocorre entre 30 de abril e 3 de maio, e a rainha será a responsável por divulgá-lo pelo Paraná. Com 31 kiwicultores e 32,5 hectares cultivados com a fruta, Mallet tem a maior cultura de kiwi do Paraná, segundo informações da prefeitura. A escolha da rainha será neste sábado (11), a partir das 22h, no Centro de Eventos de Mallet. Os ingressos custam R$ 20 e a festa será animada pela Banda Sul.

Concurso cultural

Reprodução / Cebrac

Alunos do Ensino Fundamental e Médio de todo o país podem concorrer a iPads, iPhones e outros eletrônicos no concurso cultural “A Conquista do Conhecimento”, do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac). Para concorrer, basta responder à pergunta “como a conquista do conhecimento pode mudar a sua vida?”. As dez respostas mais criativas serão premiadas. Os seis primeiros garantem ainda um projetor multimídia para a sua escola. Com sede em Londrina, o Cebrac possui franquias em todo o Brasil, na área da qualificação profissional. Para se inscrever ou conferir o regulamento, acesse www.cebrac.com.br/concursocultural.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]