
Na semana passada, moradores dos bairros Boa Vista, Ahú e Barreirinha viram algo que sempre quiseram ver: uma operação da Guarda Municipal para tirar marginais de circulação. Para a população, não faz sentido a guarda cuidar apenas do patrimônio da prefeitura quando a insegurança chega a níveis insuportáveis. O trabalho conjunto entre as polícias Civil e Militar, mais todas as guardas municipais, pode sim reduzir os índices de violência em Curitiba e região metropolitana.
Estradas perigosas
19% dos 1.854 radares previstos para as estradas federais foras instalados nas estradas federais do Brasil em 2011. Assim, o Plano Nacional da Controle Eletrônico de Velocidade falha e coloca os motoristas e pedestres em risco. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, radares fazem reduzir a velocidade, o que dá mais condições ao motorista de avaliar o que acontece ao seu redor.
Sabão na pista?
Quem vinha do Cabral em direção ao Centro pela via rápida, ontem à tarde, na hora da chuva, se assustou com o que parecia sabão na pista. De fato, a água da chuva corria sobre a pista formando espuma, como se alguém houvesse jogado detergente no asfalto. O problema aconteceu entre a Rua Mauá e a Avenida Cândido de Abreu, em plena descida. A maioria dos motoristas reduziu a velocidade com medo de alguma derrapagem.
Cheiro de xixi
Bem que aquela campanha contra o xixi no carnaval carioca, estrelada por importantes nomes das artes, poderia incluir a capital paranaense como beneficiária. O mormaço que antecede as pancadas de chuva dos últimos dias têm revelado o quão emporcalhada está a cidade de Curitiba. O vapor morno levanta o mau cheiro e fica insuportável andar por certos lugares, como nos fundos da Catedral Basílica e na região do Guadalupe.
Pisada na bola
A coluna mostrou uma foto com nomes de estabelecimentos em inglês e, equivocadamente, relacionou as expressões ao uso de galicismos. O correto seria uso de anglicismos, já que galicismos se referem a palavras importadas da língua francesa.
Feijão da Fundação
Um dos mais tradicionais eventos beneficentes do Litoral paranaense já tem data marcada: o "Feijão da Fundação" acontece no próximo dia 28, no Café Curaçao (Guaratuba). A feijoada tem o apoio da Amil PR e comemora este ano os dez anos de evento. São esperadas aproximadamente 2 mil pessoas. O objetivo é arrecadar fundos para a manutenção do Lar André Valério Correa, que hoje abriga 33 crianças em Curitiba. Convites: (41) 3315-0808.
* * * *
"O hábito cria a aparência de lei; o progresso não tem inimigo maior que o hábito."
José Martí y Perez, filósofo cubano.