No Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, neste domingo (11), o Instituto Compartilhar chama a atenção para a obesidade infantil, que hoje afeta um terço das crianças com idade entre 5 e 9 anos, segundo dados do IBGE. Para evitar o sedentarismo, o instituto trouxe a Curitiba o programa finlandês Muuvit, uma espécie de rede social de exercícios físicos. Funciona com um sistema de pontuação: a cada 10 minutos de atividades físicas – praticadas dentro ou fora da escola – a criança ganha um ponto. Ao acumular pontos suficientes para passar à próxima fase, a turma pode fazer uma viagem por alguma cidade do mundo, com aprendizados interdisciplinares. O programa está presente em 28 escolas curitibanas, com 3.200 crianças. Saiba mais em www.muuvit.com/brasil.
Abraçaço
O título de “maior abraço ambiental” do país é paranaense. Foi na cidade de Umuarama, no Noroeste do estado, onde 1.382 pessoas se reuniram para abraçar o Bosque Uirapuru, com 1.060 metros de extensão. Os voluntários permaneceram de mãos dadas por trinta minutos, tempo necessário para registrar em fotos e vídeos o abraço, para comprovar a duração e a extensão. A iniciativa foi do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Umuarama, com apoio da prefeitura e do conselho do meio ambiente da cidade, e da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Noroeste do Estado (Aeanopar). A certificação de “maior abraço” é da RankBrasil, organização que estipula recordes brasileiros. Outros recordes podem ser conferidos pelo site www.RankBrasil.com.br.
Domingo + arte
Quem for ao Museu Oscar Niemeyer (MON) neste domingo (11) de feriado pode aproveitar a entrada gratuita pela manhã: vai das 10h às 13h. Após esse horário, as entradas custam R$ 9 e R$ 4,50, até as 18 horas. O museu traz ainda outras atrações domingueiras. A exposição “União Soviética através da câmera” recebe visitas guiadas às 11h e às 15h. Os admiradores da fotografia ainda podem se inscrever na oficina “Desenho e Fotografia”, que ocorre entre as 11 h e as 17 h (é necessário levar câmera de bolso ou do celular). Às 15 horas haverá uma contação de história no hall das esculturas. Diversão artística para todas as idades. O MON fica na Rua Mal Hermes, 999.
Mochila pelas Américas
Ao longo de quase um ano, o jornalista Ike Weber percorreu povoados, desertos, praias e vilarejos de 13 países. A história dessa jornada ele contou no livro De mochila pelas Américas – histórias, reflexões e experiências. A obra será lançada em um bate-papo com o autor na Fnac Curitiba, no ParkShopping Barigui. É na próxima quarta-feira (14), a partir das 19h30.
Geloteca
O terminal urbano de ônibus de Paranaguá, no Litoral, recebeu na última terça-feira (6) um presente: a Geloteca. “É uma geladeira/biblioteca comunitária, onde as pessoas podem pegar o livro que quiserem gratuitamente”, explica a professora Natália Maricato Pereira, idealizadora do projeto.
Fabricação própria
A geladeira que já estava velhinha foi reformada pelos alunos do Colégio Sesi. Eles soldaram um pé novo e fizeram a pintura. Por fim, deixaram um aviso: abra e sirva-se de conhecimento. A ideia já existe em vários lugares e os estudantes decidiram implantar na cidade também. “Eu só orientei e ajudei”, diz a professora. O objetivo é de incentivar a leitura e não deixar livros parados. Por isso, depois de lidos devem ser devolvidos. “A população pode ajudar abastecendo a geladeira com livros, gibis e revistas. Também pedimos que ajudem a cuidar desse projeto tão bacana que é de todos nós parnanguaras”, diz Natália.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora