O som alto e a falta de respeito, alvos frequentes de reclamação dos frequentadores do Parque Barigui, agora se reproduzem no Tingui. Embora existam obstáculos para impedir a entrada de carros no parque, há sempre alguém que dá um jeitinho de enfiar o veículo no espaço (foto). Além disso, nas tardes de domingo é comum encontrar carros estacionados em frente ao parque ou usuários das churrasqueiras com caixas de som no volume máximo. Neste fim de semana, dois guardas municipais faziam ronda no local, sem intervir para impedir a poluição sonora.
Futebol em alta
O livro Guia Politicamente Incorreto do Futebol, dos jornalistas curitibanos Jones Rossi (à esquerda) e Leonardo Mendes Junior, aparece como o 5º mais vendido, entre obras de não ficção, na lista desta semana da Revista Veja. Esta é a segunda semana em que o livro consta da relação dos dez mais vendidos no país. Leonardo é colunista e repórter da Gazeta do Povo, e Jones Rossi, produtor da RPC TV. Na obra, os dois tiram as máscaras de alguns dos personagens e episódios mais marcantes da história do futebol brasileiro.
Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Muita história pra contar
Entre hoje e sexta-feira ocorre em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o 1º Festival Nacional de Contadores de Histórias. Hoje e amanhã, ao longo de todo o dia, haverá mesas de debate e oficinas abertas à população no Cine-Teatro Ópera (Centro), com entrada franca e sem necessidade de inscrição. Na quinta e na sexta, profissionais de dez estados selecionados pela organização do evento vão realizar contações de histórias em cerca de 70 espaços, como escolas e asilos, distribuídos em 30 vilas da cidade. Na quinta, às 19h30, diversos contos serão apresentados num evento aberto à população, também com entrada franca. Veja a programação em: http://bitly.com/contadoresdehistórias
Campanha do agasalho
A prefeitura de Curitiba lança hoje a campanha Doe Calor, de arrecadação de agasalhos, cobertores, roupas e calçados. Promovida pela Fundação de Ação Social (FAS) e pelo Instituto Pró-Cidadania (IPCC), a campanha prevê arrecadações para repasse à população em situação de risco e vulnerabilidade social. Segundo a prefeitura, no ano passado foram feitos mais de 225 mil atendimentos e a cidade não registrou nenhuma morte em decorrência de hipotermia. A campanha disponibiliza caixas de coleta em estabelecimentos comerciais, condomínios e órgãos da prefeitura.
Siga Bem
Acontece hoje em Curitiba, das 7 às 16 horas, na Ceasa (BR-116, Km 110), a Caravana Siga Bem, com ações de entretenimento, saúde e lazer para motoristas de caminhão. Entre os serviços oferecidos gratuitamente estão vacinação, massagem e corte de cabelo. A Caravana é um projeto social, patrocinado pela Petrobras e pela Volvo, que percorrerá diversas rodovias do país durante nove meses. Depois de Curitiba, a próxima parada é em Antonina, onde o projeto aporta na quinta e na sexta. Será das 11 às 19 horas, no quilômetro 19.5 da BR-116.
Colaborou: Derek Kubaski, especial para a Gazeta do Povo
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora