Ameaçada de extinção, a onça parda tem sido avistada na Reserva de Salto Morato, em Guaraqueçaba. Duas câmeras instaladas na unidade mantida pela Fundação O Boticário têm registrado a presença, em foto e vídeo, de ao menos três indivíduos adultos. Eros Amaral Ferreira, administrador da reserva, comenta que felinos desse porte precisam de uma área de aproximadamente 50 quilômetros quadrados para sobreviver, destacando a importância de ter áreas preservadas na vizinhança, já que só o tamanho de Salto Morato não é suficiente para garantir a sobrevivência dos animais.
Procura-se gato grande 2
Também conhecida como puma ou suçuarana, a onça parda é o segundo maior felino do Brasil. O primeiro é a onça pintada, que não é mais avistada solta no Litoral do Paraná. O pesquisador Roberto Fusco, que trabalhou em Salto Morato, conta que a espécie ainda é encontrada em áreas preservadas, principalmente na região Sul do Paraná e do Parque Nacional do Iguaçu. Em média, os animais pesam 40 quilos e se alimentam de presas como tatu, cateto e capivara, que são caçados ilegalmente pelo homem. Acesse a versão on-line da coluna e assista um vídeo que registrou um passeio da onça parda.
Não está fácil
Leitor reclama que os telefones da Setran e da Central de Multas (3221-2187 e 3221-2188) são muito difíceis de serem atendidos. Quando ligou para a Central 156 ouviu a justificativa de que a demora acontece porque os funcionários responsáveis por atender os telefones são os mesmos que prestam atendimento presencial no órgão. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, os dois primeiros números telefônicos (3320-3405 e 3320-3406) não existem mais (embora ainda estivessem no site da Setran até o fechamento desta edição), mas os da Central de Multas estão em funcionamento. A colunista tentou diversas vezes falar com alguém pelos telefones da Central de Multas, mas só dava sinal de ocupado. Questionada, a assessoria informou que a "nova central telefônica ainda está sendo ajustada e, ocasionalmente, em alguns períodos, os ramais ficam fora do ar não só os de atendimento ao público, mas também os internos da própria secretaria". Além da própria sede da Setran, o atendimento da secretaria é feito em quatro Ruas da Cidadania (Boa Vista, Santa Felicidade, Boqueirão e Pinheirinho). Pelo jeito por enquanto só indo até lá para conseguir atendimento.
Pressão social
Realizar uma boa ação nem sempre é fácil. Uma moça que estava sentada em um banco convencional (não em um assento preferencial) de um ônibus de Curitiba se ofereceu prontamente para ceder o lugar quando uma mulher visivelmente grávida se aproximou. A gestante recusou a vaga, disse que preferia ir em pé. Mas todas as pessoas que entraram no ônibus depois do diálogo, sem saber da recusa, fulminavam a moça com o olhar. Ela se incomodou tanto com a situação que levantou e deixou o banco vago.
Está esquentando!
Moradores da região da Praça Santos Andrade estão incomodados com a nova cobertura de um estacionamento vizinho. Eles reclamam que o material escolhido é refletivo e que tem gerado muito calor em dias de sol, especialmente no meio do dia. Além do desconforto, os moradores se preocupam com questões ambientais. A prefeitura foi procurada e informou que as secretarias do Urbanismo e do Meio Ambiente estão verificando o caso, mas não conseguiram enviar uma resposta até o fechamento desta edição.
Colaborou: Katia Brembatti.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.