O trabalho desenvolvido nos fins de semana com comunidades que vivem no entorno de 86 escolas municipais de Curitiba ganhou reconhecimento nacional. Na semana passada, o programa Comunidade Escola ficou em segundo lugar em uma das categorias do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, promovido pelo governo federal, que destaca iniciativas em escolas que contribuem para a defesa dos direitos dos cidadãos. Segundo uma pesquisa da UFPR, de 2007, o programa da prefeitura criado em 2005 foi associado à queda da violência, do uso de drogas e da depredação de espaços públicos nas comunidades em que está presente.
Embaixador ambiental
O estudante de engenharia ambiental Daniel Isfer Zardo, da PUCPR, conquistou na última semana o prêmio Embaixador Ambiental Mundial da Bayer 2010, na Alemanha. Também foram vencedores do título um indiano, um filipino e um vietnamita. O curitibano ganhou o prêmio com um projeto que busca fabricar materiais para construção a partir de produtos recicláveis e resíduos industriais.
Do Japão para a Santa Casa
A Santa Casa de Curitiba conta a partir de hoje com novos equipamentos médicos doados pelo governo da província japonesa de Hyogo. Entre os aparelhos a serem entregues hoje, às 15 horas, estão dois microscópios biológicos, um sistema de purificação de água para laboratório e um sistema de difusão de parafina histológica. O valor total dos equipamentos chega a R$ 55,5 mil. Arigatô!
É bom saber...
Como se proteger do sol
Com o verão a caminho, vale relembrar os cuidados que devemos ter com a pele. O protetor solar deve ser passado pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol e precisa ser reaplicado a cada duas horas durante o dia. É bom que a proteção seja renovada após banho de mar, suor excessivo ou atrito. Para o rosto, o ideal é passar protetor com a indicação "oil-free" ou em gel. Crianças também precisam de um produto especial. Ao escolher um produto, preste atenção no fator de proteção solar (FPS) e se há proteção contra raios ultravioleta (UVA e UVB). Na praia, o indicado é que o protetor tenha pelo menos FPS 30. Contudo, a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço lembra que o protetor solar deve ser de uso diário. "Não saia de casa sem protetor solar, mesmo no inverno ou em dias nublados", afirma. E não esqueça de proteger todas as partes do corpo, inclusive orelhas e pés!
Câncer infantojuvenil
O câncer infanto-juvenil é a principal causa de morte de 1 a 19 anos de idade. São cerca de 9 mil novos casos todos os anos no Brasil. Diante desse cenário e preocupada em alertar e orientar a população sobre a doença, a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia inicia hoje a programação do Dia Nacional de Combate ao Câncer InfantoJuvenil com missa, palestra, exposição de cartões de natal, jantar beneficente e caminhada. As atividades se estendem para a próxima quinta e sábado. Mais informações nos sites www.apacn.org.br e www.dncci.org.br
Na buzina e na caneta
A 13.ª Maratona de Curitiba trouxe transtornos a quem decidiu sair de carro na manhã do último domingo. Houve reclamação do congestionamento que se formou em alguns pontos da cidade. Um leitor relatou que, no cruzamento das avenidas Kennedy e Marechal Floriano, um policial militar estava posicionado para anotar as placas dos veículos de motoristas que buzinavam em protesto contra a paralisação do trânsito. "Em outros locais, eram os funcionários da Diretran que faziam esse papel", reclama.
* * * * * * *
"Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha. Não é uma coisa que se espera, mas que se busca."
William Jennings Bryan (1860-1925), advogado e político norte-americano.