Um grupo de amigos se uniu ao blog Além do Cabelo, criado em maio de 2013 pela arquiteta Flavia Maoli, para promover, em 26 de julho (sábado), o Projeto Camaleão, um dia de consultoria de imagem para pessoas com câncer. Nessa feira de beleza, os participantes serão recebidos por profissionais que entendem de maquiagem, lenços e perucas, para que possam experimentar novos visuais. O evento, gratuito, será realizado em Porto Alegre, mas a ideia é que ele seja itinerante e percorra outros pontos do Brasil. Por isso, quem é do Paraná e tem interesse em participar pode preencher o questionário de inscrição (http://alemdocabelo.com/questionario/). Ele servirá para os organizadores mapearem onde há procura.
Financiamento coletivo
O dinheiro para o Projeto Camaleão foi obtido por meio do site de financiamento coletivo Catarse. A iniciativa foi apoiada por 274 pessoas e conseguiu R$ 17.646, mais do que o estipulado pelos organizadores para que o projeto pudesse sair do papel. Ainda há vagas. Podem participar mulheres que moram no Rio Grande do Sul e estão ou estiveram recentemente em tratamento contra o câncer.
Dia Nacional do Homem
Comemora-se hoje no Brasil o Dia do Homem. A criação da data teve como objetivo estimular o cuidado com a saúde dos homens, mas a maioria ainda resiste a consultar um médico e realizar os exames necessários. De acordo com levantamento realizado pelo Centro de Referência da Saúde do Homem (de São Paulo), 60% (1,5 mil) do total de pacientes que chegam ao centro por mês já estão com doenças em estado considerado avançado e necessitam de intervenção cirúrgica para tratá-las.
Check-up anual
Segundo a bioquímica e gerente do Laboratório de Análises Clínicas de Curitiba (Lanac), Talita Sabedotti, a partir dos 40 anos os homens devem ir ao médico, no mínimo, uma vez ao ano. Ela afirma que, além da avaliação urológica, deve ser feito um check-up completo, que inclui exames de colesterol, glicose, PSA, triglicerídeos e o hemograma. No Lanac são realizados cerca de 3 mil check-ups por mês, 70% deles em mulheres.
Bosque da Copel
Divulgação/Copel
A Copel dará início a um estudo para avaliar a transformação de parte do terreno do Polo Padre Agostinho (R. Padre Agostinho, 2.600), em Curitiba, em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), propriedade urbana particular com restrições no corte da vegetação. A área conhecida como "Bosque da Copel" vem sendo preservada há quase 40 anos e abriga milhares de árvores de diferentes espécies. A criação da área de preservação dependerá de aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Fotos da Ilha
Começou ontem e vai até domingo, em Paranaguá, a exposição itinerante de fotografia "Pelo olhar da Ilha do Mel", resultado de oficinas realizadas com crianças e adolescentes. Durante o mesmo período, ocorre na cidade o 11º Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral e o 2º Fórum Municipal de Cultura de Paranaguá. As fotos ficarão expostas no hall do Teatro Municipal Rachel Costa. A exposição é promovida pelo Ponto de Cultura Cultura Viva da Ilha do Mel, que faz parte do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. As oficinas ocorreram em março, abril e maio, com moradores de 10 a 16 anos. Crianças e adolescentes da Ilha aprenderam conceitos sobre linguagem fotográfica, técnicas básicas de fotografia e edição de imagens.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Emendas: a nova decisão de Dino e o impacto político para o governo Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora