Quem passa nesses dias pela esquina das ruas Desembargador Motta e Júlia Wanderley, nas Mercês, em Curitiba, vê um outdoor (foto) com a mensagem: "Cansou de ser multado? Vá de ônibus". A campanha assinada apenas por "Viva Curitiba" reforça a ideia de deixarmos os carros em casa para usarmos o transporte coletivo. Trata-se de uma provocação criativa com o intuito de melhorar o trânsito na cidade. Contudo, o leitor Alvaro Antunes chama a atenção para um problema que enfrentou nos últimos dias de 2013, quando tentou deixar o carro na garagem. A linha executiva de ônibus estava com menos veículos nas ruas, causando transtorno a quem precisava ir ao aeroporto. "Nem tem o que dizer de tirarem ônibus e fazerem horário de fim de semana de uma linha com tendência a ter mais movimento exatamente em épocas de feriados", critica.
Escola nas férias
A partir de quarta-feira, doze escolas municipais de Curitiba vão oferecer ações do programa Comunidade Escola. Serão centenas de atividades gratuitas, voltadas a adultos e crianças, com o objetivo de fazer das unidades de ensino ponto de encontro, diversão e lazer e conhecimento. O Comunidade Escola é o programa da Prefeitura de Curitiba que mantém abertas as escolas nos fins de semana, das 9h às 17 horas.
Mais opções
A novidade das férias é que algumas escolas terão atividades também nos dias de semana. Manter o programa durante as férias é um benefício tanto para as unidades de ensino quanto para os moradores dos bairros vizinhos. Além da abertura das quadras esportivas e espaços de lazer, estão programadas durante o período de férias aulas de artesanato, culinária, teatro, poesia e dança. Confira a programação em www.comunidadeescola.org.br/conteudo/programacao/2.
Dia de Reis
Hoje é dia de Reis, data que encerra os festejos natalinos e marca a retirada dos enfeites de Natal. O dia, na tradição cristã, lembra a visita dos três reis magos Gaspar, Baltazar e Belchior ao recém-nascido menino Jesus. Enquanto, principalmente no Nordeste do Brasil, esse período é comemorado com a folia de reis, em que é costume as famílias visitadas pela trupe de foliões retribuir o gesto com alimentos, em países da Europa são cultivadas outras tradições. Na Espanha (foto), por exemplo, os reis são tão venerados pela criançada quanto papai Noel. Nas vésperas do Natal, meninos e meninas fazem filas para conversar com o trio. Reza a lenda que, no dia 6 de janeiro, deve-se deixar sapatos com capim nas janelas para os camelos dos reis. Em troca, são deixadas guloseimas.
Sol em 32% do ano
Se levarmos em conta as estatísticas apresentadas pelo site Sunny Days Brasil, serviço turístico lançado recentemente pela Embratur, o curitibano precisa aproveitar o sol desses dias de verão para repor e fazer um estoque de vitamina D para o resto do ano. De acordo com a página, Curitiba teve apenas 116 dias de sol em 2013, o equivalente a 32% do ano "com o brilho do sol, calor, alegria e animação". Pelo sistema, até Londres famosa pela névoa e por seus dias cinzentos teve um 2013 mais ensolarado: 142 dias (39% do ano).
Jorge Olavo (interino)
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião