Tornaram-se comuns nos últimos tempos histórias de insatisfação relacionadas ao exame psicológico do Detran. As reclamações não são sem motivo: segundo dados do órgão, no Paraná, o total de candidatos reprovados em ao menos um dos cinco testes psicológicos aumentou 67% de 2011 para 2012. Em Curitiba, a elevação foi maior: próxima dos 90%.
Em 2011, no Paraná, a proporção foi de 2,6 "inaptos temporários" (quando há necessidade de refazer algum teste) a cada 100 candidatos. Em 2012, a proporção passou para 4,7 em 100 pessoas.
A falta de preparo para o exame é apontada como um dos motivos das reprovações. Para mudar esse quadro, o Detran planeja uma campanha de orientação aos candidatos. A intenção é que, a exemplo do que acontece nos exames de legislação e prático, o candidato chegue às clínicas ciente do que deve encontrar e também sabedor de seus direitos.
Pior que vestibular
Calcule: nos exames físico e mental (o antigo psicotécnico), a taxa de reprovação no ano passado foi de 3%; 4,7% não passaram no psicológico; 46% derraparam no exame prático e igual porcentual no teórico. Será que alguém consegue passar em todas as provas do Detran na primeira tentativa? As reprovações são fruto do rigor dos testes ou do despreparo dos candidatos? Seja qual for o motivo, o triste é constatar que ainda assim existem tantos motoristas imprudentes nas ruas.
Programa de índio
A maioria das livrarias deve abrir suas portas hoje, "segunda de carnaval", para atender a quem ainda não comprou o material para a volta às aulas. O programa não é dos mais agradáveis, mas, com tanta gente fora de Curitiba, pelo menos será possível fazer as compras com mais tranquilidade.
Começa mal
Cartaz afixado em rua central de Curitiba: "Apóstila do concurso da PM R$ 35". Se o anúncio servir de base para o conteúdo da apostila, o risco de reprovação no concurso será grande.
Ô azar
A chuva está detonando os planos de quem planejava curtir esse carnaval nas areias do Litoral do Paraná. O ruim é pensar que pra muita gente, praia agora só no próximo ano.
Falta de professores
A aulas estão para começar na rede pública estadual e os pais só esperam que a novela de todos os anos não se repita: a falta de professores nas primeiras semanas. E por falar em rede pública, o governo do Paraná vai lançar no dia 18 próximo o edital do concurso para a contratação de 13.771 professores e pedagogos, mas, é claro, esses docentes ainda vão demorar para chegar às salas de aula.
Livro bilíngue
A professora da UFPR Christiane Gioppo está participando da organização de um livro bilíngue em português e na língua indígena terena, destinado às séries iniciais do ensino fundamental. A obra terá histórias relacionadas às questões ambientais do Mato Grosso do Sul, onde a docente participa de um projeto ambiental, além de lendas contadas por idosos de aldeias terenas.
* * * * *
"A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades."
(Millôr Fernandes, escritor, desenhista e humorista)