• Carregando...
 | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

A calçada é um espaço público, mas parece que algumas pessoas ainda não entendem isso. No bairro Alto da XV, um palco foi montado em cima do passeio de pedestres na Rua Dias da Rocha Filho, pasmem, para evento particular. As pessoas que transitam por ali precisam desviar da estrutura e andar pela rua, arriscando-se em meio ao trânsito. Sem dúvida, um abuso. Mo­­radores da região afirmam que já denunciaram o caso à prefeitura pelo fone 156.

Não perca!

Recebeu visita no feriado e não sabe o que fazer com ela? Consulte http://www.guiacuritiba.com.br/home/index.php, http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br e http://www.guiaturismocuritiba.com.br.

Pedido de ajuda

Pessoas que trabalham na área central de Curitiba pedem socorro. Elas dizem que há meses a Rua XV de Novembro foi ocupada "por mendigos, meliantes e desocupados que usam a rua como se fosse a casa deles: assaltam, dormem, fazem suas necessidades, praticam sexo e usam drogas debaixo das marquises". Segundo uma trabalhadora da área, tais cenas são por demais chocantes, ainda mais num cartão-postal da cidade. Segundo ela, a Guarda Municipal não costuma atender os chamados – na terça-feira, por exemplo, alegou não ter viatura – e a Polícia Militar só passa com o Tático Móvel, que não para no local. A quem recorrer, então?

A maioria desobedece

Reclamações de todos os bairros e área central de Curitiba dão conta de que os motoristas continuam desobedecendo à regra que obriga a fazer a conversão quando se está na faixa lateral de trânsito. Isso acontece com motoristas de carros pequenos e também com os de ônibus que muitas vezes, é bem verdade, não conseguem chegar à faixa apropriada. O caso é que as faixas existem e servem para acelerar o fluxo de veículos. Se alguém entra ali e tenta sair, forçando a volta para a outra faixa, estará provocando engarrafamento.

Varais em prédios

Uma leitora escreve para defender os varaizinhos pendurados para fora dos prédios. Segundo ela, os moradores da grande cidade podem, assim, economizar a energia elétrica que consumiriam em secadores de roupa, já que na maioria dos apartamentos as lavanderias não são abertas nem ensolaradas. Na Europa, diz a leitora, é comum vermos os tais varais, especialmente na Itália e em Portugal. Mas é um tema polêmico.

Esperança para diabéticos

O Centro de Diabetes Curitiba, instalado no Hospital Nossa Senhora das Graças, procura pacientes com diabetes tipo 2 para participar de um estudo clínico. A pesquisa, que busca desenvolver um novo tratamento para a doença, tem demonstrado redução em alguns fatores de riscos, como os níveis de glicose no sangue e peso corporal. Para participar o interessado dever ter mais de 50 anos, ter diabetes tipo 2 e doença cardiovascular e ter disponibilidade para comparecer em sete visitas clínicas durante um ano, além de duas visitas anuais até o quinto ano de tratamento. Informações: (41) 8504-2936.

Auto de Nossa Senhora

Com aproximadamente 30 integrantes, o Grupo Lanteri apresenta no próximo fim de semana (10 e 11 de setembro) o Auto de Nossa Senhora. A peça será encenada durante a Festa da Luz, evento que homenageia a padroeira de Curitiba e vai acontecer de 8 a 11 de setembro, no Largo da Ordem, centro histórico da cidade. O roteiro da peça remete à fé em Nossa Senhora da Luz. O espetáculo tem duração de 15 minutos.

• • • • • • •

"Quando paramos de lutar contra a realidade, a ação torna-se simples, fluida e sem medo."

Byron Katie, escritor americano

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]