Quem ligar a televisão hoje, por volta das 8h30, terá a chance de assistir, ao vivo, à tradicional Corrida de São Silvestre. A prova acontece em São Paulo. Mas, afinal, quem foi o santo que dá nome ao evento? O papa Silvestre I governou a Igreja Católica nos tempos do imperador romano Constantino Magno que determinou o fim da perseguição aos cristãos, iniciando a chamada "Paz na Igreja". Silvestre morreu em 31 de dezembro de 335, foi canonizado e por isso é homenageado no último dia do ano, segundo explicações do padre Maurício Gomes dos Anjos, da Arquidiocese de Curitiba.
Imposto de renda
Hoje é o último dia para o contribuinte destinar parte do Imposto de Renda para causas sociais. Pessoas físicas e jurídicas podem deduzir até 8% do IR para programas que incentivam o desenvolvimento social, cultural, esportivo e na área da saúde. Em Curitiba, também é possível deduzir 20% do ISS (Imposto Sobre Serviços) e do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial preparou uma cartilha que explica como proceder na doação. Acesse: bit.ly/cartilhadoimposto.
Sinal de alerta
Os casos recentes envolvendo crianças que foram esquecidas em carros e acabaram morrendo reforçam a ideia de que ninguém está livre de cometer uma falha semelhante. Um aparelho foi desenvolvido para avisar que o bebê está no veículo: um sensor é instalado na cadeirinha e um alarme fica no chaveiro do veículo. Assim que o condutor se distancia, um apito soa. É o Children Minder, da Baby Alert. O produto não está disponível para venda no Brasil, mas pode ser comprado diretamente pelo site do fabricante. Para mais informações, acesse www.babyalert.info.
Em tempo
Uma técnica simples que pode ser adotada para evitar o esquecimento da criança é sempre sair do carro dando a volta no veículo. Outra dica é amarrar uma fralda no volante. Um jovem norte-americano criou um sistema de elásticos, os quais são amarrados da cadeirinha até a porta do motorista. Tem alguma dica ou adotou um sistema? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br.
Brincaderinha curitibana...
Reprodução
Viralizou no YouTube. O grupo de humor Tesão Piá!, de Curitiba, fez uma vinheta de fim de ano e brinca com o formato tradicional das mensagens das grandes redes de televisão. Todos vestidos de branco, em frente à sede histórica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atores e convidados cantam a música usada em vários anos pela Globo para desejar um feliz ano novo para os telespectadores. Mas tudo com um toque curitibano, claro. A letra brinca com o clima do "verão" da cidade, que exige "ceroula e japona", por exemplo. Já passou de 200 mil acessos.
...com uma mensagem
Ao fim do vídeo, o ator Fagner Zadra, que sofreu um acidente grave durante o Festival de Teatro de Curitiba, deixa a sua mensagem especial. Mesmo que surjam problemas sérios, o melhor é enfrentá-los. "Seja seu próprio milagre", diz ele, que já recuperou parte dos movimentos. Vale a pena conferir: http://bit.ly/13OsZN5.
Colaboraram: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo, Rogério Galindo e Kátia Brembatti.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora