Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Rainha-da-noite

 |

O médico curitibano Carlos Augusto Colonnese, que mora no bairro Água Verde, quase perdeu a florada deste ano de sua rainha-da-noite, ou flor-da-noite, o nome popular de uma cactácea que dá grandes flores brancas (alguns exemplares podem medir até 30 cm de diâmetro). O problema é que a flor do Hylocereus undatus tem hábitos noturnos: desabrocham ao anoitecer e ficam abertas até o nascer do sol. Mas aí está uma das flores que abriu, devidamente registrada. Cultivada em condições adequadas, a planta começa a florescer a partir do terceiro ano.

Eu vou

Biblioteca na areia.

O que tem lá

Poetas e escritores brasileiros e estrangeiros, em mais de 1,2 mil livros para empréstimo gratuito em quatro bibliotecas volantes. Instaladas dentro de ônibus especialmente preparadas para receber usuários, as Bibliotecas na Areia são um programa de férias nas praias paranaenses preparado pelo segundo ano consecutivo pela Secretaria de Estado da Cultura.

Onde fica

As quatro bibliotecas vão funcionar diariamente, das 10 às 19 horas, até dia 21 de fevereiro. Começa hoje em Paranaguá (Ilha dos Valadares) e Pontal do Paraná (Praia de Leste). No sábado, em Guaratuba e Matinhos (Caiobá).

Carbono neutro

Começa amanhã (16), às 14h30, no Parque Túlio Vargas, na CIC, o plantio de 1.700 mudas nativas, ao som de música clássica tocada por alunos e professores da 28.ª Oficina de Música de Curitiba. É a maneira que a organização encontrou para neutralizar os efeitos do gás carbônico gerado durante o evento. A prática vem sendo adotada por instituições do mundo todo, preocupadas com o meio ambiente. Em Curitiba, a ação acontece numa parceria entre a Fundação Cultural e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e vai tornar a Oficina de Música "Carbon Free" (carbono neutro).

Plantão fechado

A Delegacia de Furtos e Veículos, na Vila Isabel, viveu noite agitada na terça-feira. Dentro e fora. Possível incidente na carceragem foi entendido como o motivo de o plantão ter sido fechado, fazendo com que mais de 20 pessoas que tiveram carros roubados ficassem impedidas de registrar queixa, sendo orientadas a voltar "durante o dia". Espera-se que tenha sido uma exceção. Seria "novidade" o órgão policial especializado cumprindo função só cartorial, com registro estatístico e limitando a investigação ao período diurno.

Esse aí é "furreba"

Farmacêutica que trabalha em estabelecimento dentro de shopping do Centro teve uma atitude pouco ética um dia desses. Questionada se teria um medicamento similar ao de marca, disse: "Desculpe falar, mas esse daí é de laboratório furreba". Pode até ser, mas não pega bem o comerciante desmerecer um produto –a menos que seja com uma explicação bem embasada.

Bazar do asiloO Asilo São Vicente de Paulo realiza hoje um bazar de móveis e utensílios domésticos. Os produtos são seminovos, adquiridos com o apoio da comunidade e revendidos a preços bem acessíveis. O valor arrecadado ajuda a manter os projetos desenvolvidos pela instituição em benefício da pessoa idosa. A entidade também aceita a doação de produtos para que sejam revendidos no bazar. O asilo fica na Rua São Vicente, 100, Juvevê. Informações: (41) 3313-5353.

* * * * *

"A ocasião não faz o ladrão, faz o roubo. O ladrão já nasce feito."

Machado de Assis, escritor brasileiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.