Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Rastro das chuvas

 | Walter Alves/Gazeta do Povo
(Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo)
Ator de teatro e pedreiro. Ou vice-versa? |

1 de 1

Ator de teatro e pedreiro. Ou vice-versa?

Passada a temporada de chuvas – se e quando ela passar, bem entendido –, a prefeitura de Curitiba terá muito trabalho para fechar os milhares de buracos que se abrem todos os dias pela cidade. Sem considerar as crateras do antipó. Na Avenida República Argentina, comerciantes resolveram avisar os motoristas, numa tentativa de evitar pneus estourados, rodas quebradas e suspensões danificadas.

Conversa afiada

Com a mão na massa

Enquanto prepara um artigo sobre O Espaço Vazio, de Peter Brook, e A Ação Física, de Constantin Stanislawski, e já pensa num mestrado sobre a obra de Bertold Brecht na Alemanha, o estudante de teatro da FAP Fábio Rodrigo de Matos, 31 anos, dá um jeito de melhorar a renda escassa com bicos. Mas o que pode um estudante de 3º ano fazer nos períodos de folga? Fábio desafia a lógica e trabalha há uns quatro anos como... pedreiro. O que importa é ganhar um extra.

Você tem alguma vocação para pedreiro?

É necessidade mesmo. Comecei a trabalhar para consertar serviços malfeitos em casa, mesmo, e de repente as pessoas passaram a me chamar.

Pedreiro e ator de teatro... Algo a ver?

Aparentemente, nada. Mas em tudo que faço eu aproveito para observar pessoas e cenas que depois poderei usar em personagens ou em cenários. Até o ato de mexer a massa com a enxada pode indicar algum movimento teatral posteriormente.

Como pedreiro, você é detalhista...

Como ator ou diretor de teatro, quero uma atuação perto da perfeição. Por que não transferir essa meta para outras coisas que for fazer? Se sou pedreiro, minha obra tem de sair o mais perfeito possível...

Energia renovada

Quem gosta de começar o ano novo de energia renovada pode aproveitar a Cerimônia da Grande Purificação, que será realizada pela Seicho-No-Ie neste dia 26 de dezembro. Trata-se de um evento tradicional, no qual a pessoa queima uma forma humana que representa todas as vibrações negativas acumuladas ao longo do ano por causa de atos, pensamentos e palavras. A cerimônia acontece na sede da Seicho-No-Ie (Rua Erasto Gaertner, 1833, Bacacheri), em duas sessões, às 9 e às 15 horas.

Congratulações

A Gazeta do Povo agradece e retribui as seguintes mensagens de boas-festas: Associação Nacional de Jornais, Jonel Chede, do Pró-Paraná, Uniglobo, Polloshop Participações e Empreendimentos, prefeito José Baka Filho, de Paranaguá; Grupo OM de Comunicação Integrada, Mizumi Veículos, M&C Comunicação, Binômio Comunicação, Rumo Comunicação, Quantum Assesment e Segmento Propaganda.

O número vizinho

Cidadão pediu uma portabilidade da Brasil Telecom para a Vivo e, depois de três ou quatro dias úteis, o chip, até então com um número provisório, foi ativado pela nova operadora. Para surpresa do usuário, porém, o número ativado era "vizinho" do seu, e não o seu propriamente dito. Teve que desligar o aparelho porque não queria passar a noite dando explicações. Ontem ele foi na loja da Vivo e teve de fazer "tudo de novo". Inclusive pagar uma recarga para o novo chip provisório.

* * * *

"Natal, mensagem celestial conclamando à humanidade à reconciliação, à paz e à luz pregadas por Jesus."

João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense.

Colaborou José Carlos Fernandes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.