Um jogo para celular que mistura o mundo virtual com o real vem fazendo sucesso entre os adeptos de games com conceito de Realidade Aumentada (RA) combinação da captura de imagens reais com informações virtuais. No mundo todo, já foram feitos mais de 5 milhões de downloads do "Ingress", criado pela Niantic Labs, empresa do Google. Em Londrina, Norte do Paraná, os jogadores encontraram no aplicativo uma oportunidade para conhecer melhor a cidade. É que faz parte do jogo percorrer lugares do município para completar missões. Edificações e monumentos da cidade são conhecidos na jornada como "portais". Os jogadores precisam ir até esses pontos e "capturá-los".
Portais
Londrina tem em torno de 65 portais do "Ingress", como a fonte do cruzamento da Avenida Ayrton Senna com a Avenida Madre Leônia Milito. Foi justamente esta necessidade de deslocamento para completar as missões o que chamou a atenção da estudante Karina Moraes, de 27 anos, para o game. "Não é um jogo em que só ficamos em casa. É preciso sair para descobrir novos lugares", diz. O colega de "Ingress", o cabeleireiro Fidel Pedro (foto), de 37 anos, destaca que tem feito novos amigos por causa do aplicativo. "Algumas pessoas que conheci por meio do jogo agora fazem parte do meu círculo de amizades. Nos reunimos para conversar sobre o Ingress e outros assuntos", afirma.
Mãos que falam
O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), que fica na Rua Mateus Leme, 56, em Curitiba, apresenta até o dia 5 de setembro uma exposição de trabalhos feitos pelos estudantes da Escola Bilíngue para Surdos da Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas). A mostra "Mãos que Falam", gratuita, pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 18 h.
Terapia para casais
O Departamento de Psicologia e Psicanálise da UEL está com vagas abertas para o projeto que oferece terapia a casais e famílias. O programa atende pessoas que buscam orientação para casos de adoção, violência doméstica, problemas de relacionamento conjugal e familiar. O atendimento é realizado nos períodos da manhã, tarde e noite, na Clínica Psicológica da UEL.
As sessões são gratuitas e realizadas uma vez por semana. Interessados podem entrar em contato com a Clínica Psicológica da UEL pelo telefone (43) 3371-4237.
Vacinação
A partir de segunda-feira, as 109 unidades de saúde de Curitiba passam a ofertar a vacina contra hepatite A. Poderão ser imunizadas na rede pública municipal crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses. O objetivo é vacinar 95% desse público, que é formado por 23.605 crianças. A faixa etária para a imunização foi determinada pelo Ministério da Saúde com base em estudos segundo os quais crianças dessa idade ficam mais expostas ao contágio do vírus, que é transmitido via oral ou fecal. As demais crianças só serão vacinadas caso estejam realizando tratamento de saúde e recebam indicação médica.
Curitiba em 360º
Entrou no ar nesta semana o novo site do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (www.turismo.curitiba.pr.gov.br), para facilitar o acesso aos serviços turísticos da cidade. O site reúne detalhes da história da capital e de suas atrações incluindo uma galeria 3600, que permite aos usuários um passeio por dentro de parques e museus. Também estão disponíveis projetos, editais e decretos ligados à área. Durante a Copa, Curitiba recebeu 214.505 turistas, dos quais 95.854 eram estrangeiros, conforme pesquisa realizada pelo instituto e pelo Departamento de Turismo da UFPR.
Colaborou: Antoniele Luciano
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião