Uma escultura de 14 metros, em forma de um robô, será construída com cerca de 1 milhão de embalagens de refresco em pó recolhidas por crianças das Brigadas Tang de Reciclagem de todo o país. A escultura será apresentada no dia 10 de setembro, num grande evento aberto ao público, no Parque do Carmo, em São Paulo. O Paraná tem uma das maiores "brigadas", a "APAExonados de Santa Mariana, que está no programa há 16 meses. São 5 mil participantes que já coletaram 68.653 itens.
Propaganda enganosa
Clientes da loja Havan do Boa Vista se sentiram lesados na sexta-feira. Não havia em estoque um produto anunciado na tevê na quinta-feira à noite e o vendedor então chamou uma supervisora. Meia hora depois ela apareceu, mas para dizer que não havia o produto nem previsão de chegada. Produto similar para vender por aquele preço também não havia. Duas consumidoras tiveram então de pagar estacionamento na saída, já que não haviam comprado o equivalente a R$ 20. É mais um caso de desrespeito para com o consumidor.
Mediação de conflitos
O Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge-PR) e o Insttituto de Intermediação de Conflitos (IMA) formaram uma parceria para oferecer à população de baixa renda a possibilidade de resolver problemas de relacionamento com outras pessoas. Guarda de filhos, pensão alimentícia, briga com vizinhos, problemas com colegas de trabalho, enfim, tudo é passível de mediação, solução rápida, simples e amigável de resolver as dificuldades interpessoais. Ligar das 9 às 12 horas para (41) 3013-7190.
Conversa afiada
De olho no trânsito
Mais de 5 mil alunos de Campo Largo estão convocados a realizarem um exercício de cidadania durante a Semana do Trânsito, de 19 a 24 de setembro, em Campo Largo. Um grupo de alunos e professores do Colégio Cenecista Presidente Kennedy idealizou o projeto "No trânsito dê preferência à vida" e pretende, em parceria com o Departamento de Trânsito do município, levar ações de conscientização e prevenção no trânsito durante esse período. Atualmente, 50% das infrações em Campo Largo dizem respeito à falta do uso de cinto de segurança. Para um dos professores responsáveis pela coordenação, Edjalma Ferreira, 34 anos, e ex-aluno da instituição a iniciativa pretende criar multiplicadores de boas ideias no trânsito.
Como nasceu o projeto?
Surgiu entre os acadêmicos e professores do curso de Gestão e deverá ser ampliado para todos os alunos da instituição, que conta com 3 mil alunos. O jornal, que é um dos instrumentos, também será distribuído para mais de 2,5 mil alunos da rede municipal do município. O grupo deseja acompanhar as estatísticas e promover mudanças de comportamento no trânsito.
Ações pontuais são importantes?
O importante é mudar os conceitos e preconceitos, como a questão das vagas dos deficientes, por exemplo, e promover discussão. Para isso acontecer, blitze de orientação são importantes. Faz-se necessário uma mudança.
* * *
"Qual será a resposta certa? Nós passamos pelo tempo ou ele passa imperceptivelmente por nós?"
João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense.