Se os mortos pudessem, de certo esperneariam. Afinal, a notícia de que esculturas e puxadores de gaveta estão sendo surrupiados do Cemitério Municipal de Curitiba não é nova. E, adivinhe, aconteceu de novo. Na semana passada, um anjo do túmulo da tradicional família Hauer perdeu sua asa esquerda. Não se sabe se foi arrancada a marretadas ou derretida, o fato é que a escultura em bronze de 1,80 m está a meio caminho de uma Vênus de Milo.
Roubo angelical 2
No início deste ano, esta coluna divulgou imagens de alguns túmulos que tiveram seus puxadores de bronze subtraídos; na semana passada, foi-se um busto de Cândido Lopes. A Guarda Municipal efetuou a prisão de alguns gatunos, mas pelo jeito nada mudou. É caso de polícia mesmo: alguns proprietários estão acorrentando seus túmulos como medida de precaução.
Roubo angelical 3
A autora da foto acima é a pesquisadora Clarissa Grassi, especialista em cemitérios. "Essas imagens são obras de arte e carregam um simbolismo único", lamenta Clarissa, que é a favor do "deixe estar como está". "Se você repõe a peça, banaliza o ato."
Chique é ser solidário
O Hospital de Clínicas da UFPR parou na tarde de ontem. Mas foi por uma boa causa. O desfile "Chique é ser solidário", promovido pela Gazeta do Povo em parceria com a Associação dos Amigos do HC, foi realizado no hall de entrada do hospital e apresentou looks de primavera-verão da Boutique Amigos do HC. O evento contou com a presença do Reitor da universidade e da primeira-dama de Curitiba Marcia Fruet, entre outros convidados. As roupas apresentadas no evento estarão à venda com preços acessíveis a partir de hoje na loja, que fica na Avenida Agostinho Leão Jr, 336, Alto da Glória. A renda será revertida para a Associação.
Não é dolangue 1
Essa é para os que contam histórias por profissão. Entre hoje e o próximo sábado, o Encontro de Contadores de Histórias de Curitiba irá reunir interessados no tema e refletir sobre a arte da narrativa oral. O evento será no auditório da Biblioteca Pública do Paraná e conta também com palestras, apresentações musicais e rodas de contação de histórias.
Não é dolangue 2
O evento terá participações do premiado escritor e ilustrador carioca Celso Sisto, a dupla Aline Maciel e Sig Schaitel, e o ator Samuel Kuhn. O encontro começa às 19 horas de hoje, com uma aula-espetáculo da atriz Aline Maciel e do músico e produtor cultural Sig Schaitel, fundadores da Companhia Mafagafos, de Florianópolis. Inscrições podem ser realizadas pelo e-mail fatumeducacional@hotmail.com ou pelo telefone (41) 3014-0437.
Jingle Bach
Diversas apresentações natalinas já ocorrem em Curitiba. Amanhã, há a chance de ouvir algo que passa longe de Simone ou do tema "Pinheirinho de Alegria". Os músicos e professores Maria Esther Arce Loayza, Jeanine Frank Mundstock, Ricardo Herrmann, Cornelis Kool e Eugênio Gall apresentam peças natalinas de Bach e Schubert, entre outros, na Igreja Bom Jesus, Centro de Curitiba, às 19h30.
Colaboraram: Bruna Bill e José Carlos Fernandes.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião