Que tal começar o ano fazendo uma boa ação? Uma alternativa é recorrer aos bancos de sangue, que sofrem com as férias de seus doadores nesta época do ano. Só o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Paraná (Hemepar) tem 22 unidades espalhadas pelo estado. Historicamente, há uma queda de 30% a 40% no número de doações entre as festas de dezembro e o mês de janeiro. "Mas, felizmente, nos últimos 3 a 4 anos temos superado essa fase. Isso graças à conscientização da população", destaca o diretor-geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach. Para doar, é preciso ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. O intervalo entre doações é de dois meses para homens e de três meses, para mulheres.
Sangue têm validade
Um dos desafios para a coleta de sangue nesta época do ano são os prazos. É que as plaquetas, por exemplo, têm prazo de validade de cinco dias. Como o Hemepar fechou por dois dias para o feriado de réveillon, o estoque sofreu uma queda. Os acidentes de trânsito também costumam aumentar neste período, o que gera uma demanda de sangue não programada.
Também vale doar leite
Quem também sofre com o período de festas são os bancos de leite materno. Qualquer mulher que esteja amamentado seu bebê e tiver produção excedente , pode doar. Há bancos em 15 cidades do Paraná, incluindo Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. Os endereços podem ser conferidos em www.redeblh.fiocruz.br.
Não se atrase!
Para muitos curitibanos, hoje é o primeiro dia de trabalho de 2015. Vale lembrar que, desde 15 de dezembro, os ônibus do transporte coletivo da capital e Região Metropolitana circulam com a tabela horária de férias. Para conferir se a sua linha teve mudanças nos horários, acesse www.urbs.curitiba.pr.gov.br/horario-de-onibus. Teste para novos motoristas
Um teste simples disponibilizado no site do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) pode ajudar quem quer começar o ano nos bancos de uma autoescola e pretende tirar a primeira carteira de habilitação. O simulado conta com 30 questões sobre direção defensiva, infrações, penalidades, primeiros socorros, mecânica e sinalização. O conteúdo é aquele cobrado no teste do Detran, e é o mínimo obrigatório para quem quer fazer do trânsito um lugar melhor. Basta acessar www.detran.pr.gov.br, clicar em "motorista" e procurar o teste, que fica no tópico "1ª habilitação".
Cultura, educação, diversão e arte
Tudo isso, e muito mais, você encontra na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), no Centro de Curitiba. Após o recesso de fim de ano, o espaço reabre hoje. O acervo da BPP é composto por aproximadamente 600 mil volumes entre livros, fotografias, periódicos, materiais multimídia, entre outros. Você pode emprestar um livro, apreciá-lo no local, conferir a seção das histórias em quadrinhos, conferir as exposições no hall, ler jornais, disputar uma partida de xadrez, fazer pesquisas e muito mais. Visite o local e desvende as suas possibilidades. A biblioteca funciona das 8h30 às 20 horas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a BPP fica aberta das 8h30 às 13 horas. O endereço é Rua Cândido Lopes, no Centro. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.bpp.pr.gov.br.
Colaboraram: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo, Fernanda Leitóles e Kátia Brembatti.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião