| Foto: Divulgação/Renata dos Santos

A obra Cachorro Solitário (foto) pode ser vista na exposição Revelando Olhares, que entra em cartaz a partir deste sábado (8). O clique é de Renata dos Santos, moradora do Santa Quitéria, bairro da Região Oeste de Curitiba, de apenas 10 anos. A estreia da artista é parte da oficina que leva o mesmo nome da exposição. Ao longo de quatro meses, o projeto reuniu crianças de diversas escolas públicas do bairro no Centro de Integração Digital (CID) São Luis Orione. A ação recebeu a doação de 40 câmeras digitais de diversos lugares do Brasil. Essa é a terceira edição da Revelando Olhares, sempre em instituições diferentes. Acompanhe a iniciativa pela página do Facebook: www.facebook.com/RevelandoOlhares.

CARREGANDO :)

Oficina do parto

CARREGANDO :)

A Casa Labirinto, em Curitiba, recebe uma oficina de preparação para o parto neste sábado (8). A dor no parto, os métodos de alívio, a amamentação nas primeiras horas de vida do bebê e a fisiologia do parto (o caminho que a criança percorre), além da preparação do corpo e da mente para o nascimento serão abordados. O custo é de R$ 100 para a gestante ou casal inscrito. As vagas são limitadas. A Casa Labirinto fica na Rua Bruno Filgueira, 952. Durante a semana, o local funciona como contraturno escolar. Saiba mais em bitly.com/casalabirinto.

Desafios da sustentabilidade

Sustentabilidade e os desafios contemporâneos. Esse é o tema que deve orientar os debates da 2ª Jornada de Estudos e Workshop Jovens e Horizonte Utópicos. A iniciativa é do Observatório das Juventudes do Instituto Ciência e Fé, que busca refletir sobre o papel do jovem para a promoção da sustentabilidade em sua relação com o meio ambiente, economia, mídia e o papel feminino. As inscrições podem ser feitas pelo site http://cienciaefe.pucpr.br. O evento ocorre na próxima terça (11) e quarta-feira (12), das 9 horas às 21h30, no auditório John Henry Newman, anexo à biblioteca do campus Curitiba da PUCPR. Mais informações pelo (41) 3271-1426.

Publicidade

Jantar dos Advogados

Está marcado para a próxima semana o tradicional “Jantar dos Advogados”. Promovido pela OAB Paraná, o evento é em comemoração ao Dia do Advogado, lembrado na terça-feira (11). A festa será nessa data no Salão Azul do Clube Curitibano. Mas atenção: nada de “dia da pendura”. Os convites estão à venda para a categoria na tesouraria da OAB e nas salas do advogado no TJ, nos fóruns cíveis I e II e no TRT. Além da capital, outras 47 cidades do interior do Paraná realizam jantares comemorativos nessa data.

Campanha contra queimadas

A empresa de energia elétrica Eletrosul vai distribuir cinco mil kits informativos, até o mês de novembro, para alertar a população sobre os riscos de queimadas próximas às linhas de transmissão e subestações. “Quem risca um fósforo, coloca tudo em risco” é o lema da campanha. O objetivo é alertar a população sobre os riscos do fogo, que além de prejudicar a saúde e o meio ambiente, pode deixar cidades inteiras às escuras. Municípios com histórico de queimadas foram selecionadas para receber o spot de rádio da campanha, no trecho entre o Oeste do Paraná e o Centro-Sul do Rio Grande do Sul. Atear fogo numa faixa de 15 metros das linhas de transmissão de energia e a cem metros das subestações energéticas é considerado crime desde 1998. A população pode entrar em contato pelo 0800-48-8048.

Prêmio Itaú-Unicef

Cerca de cem projetos realizados no Paraná concorrem à edição atual do Prêmio Itaú-Unicef. A participação do estado corresponde a 35% do total da regional Curitiba, que reúne os estados do Sul do Brasil. No total, ela teve 304 iniciativas inscritas. Os semifinalistas serão divulgados no fim do mês de agosto, com chances de ganhar a premiação de até R$ 250 mil. A iniciativa foi criada em 1995 para reconhecer projetos de políticas públicas de educação integral para crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica. O prêmio é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Colaboraram: Naiady Piva e Rosana Felix.